Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDVASCONCELOS, A. C. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4341562446362750pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPOS, Lívia Maria Rodrigues Sampaio-
dc.contributor.advisor1IDCAMPOS, L. M. R. Sampaio.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4584896935221260pt_BR
dc.contributor.referee1BRASILEIRO, Francisco Vilar.-
dc.contributor.referee1IDBRASILEIRO, F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5957855817378897pt_BR
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Eliane Cristina de.-
dc.contributor.referee2IDARAÚJO, E. C.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8032715047993974pt_BR
dc.description.resumoEstamos vivendo uma fase de inserção tecnológica de um novo sistema de recuperação de informação de forma fácil e bastante eficiente: o ChatGPT. Diante do surgimento dessa promissora ferramenta, há diversos casos em que o ensino/aprendizagem vem se moldando considerando as possibilidades que ela nos oferece. No ensino superior especificamente, durante os primeiros semestres, o processo de adaptação ao ensino na graduação se torna um grande desafio para muitos e é possível que o uso dessa tecnologia possa deixar esse processo cada vez mais ameno. Como exemplo, temos os sistemas de tutoria inteligentes que usam algoritmos de IA para avaliar o desempenho dos alunos e fornecer feedback personalizado e adaptado em tempo real. Nesta perspectiva, este trabalho tem por objetivo realizar uma revisão narrativa da literatura para identificar possibilidades e desafios no uso do ChatGPT no processo de ensino e aprendizagem de áreas e disciplinas diversas durante o curso de Ciência da Computação e temas voltados para a programação, no geral. Para isso serão definidas palavras chaves relacionadas tanto em português quanto inglês, perguntas de pesquisa que permitam catalogar os trabalhos encontrados de forma sistemática e a realização de busca por trabalhos em bases de dados bem conhecidos como Google Acadêmico e ACM. O foco do estudo é a programação, mas, resultados mais gerais também serão considerados e relacionados para o contexto desejado. Por fim, espera-se que em primeiro âmbito essa pesquisa contribua positivamente no ensino e na aprendizagem na área de programação, promovendo o uso responsável e ético da ferramenta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.titleChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior.pt_BR
dc.date.issued2023-11-17-
dc.description.abstractWe are experiencing a phase of technological insertion of a new information retrieval system in an easy and very efficient way: ChatGPT. Given the emergence of this promising tool, there are several cases in which teaching/learning has been shaped considering the possibilities it offers us. In higher education specifically, during the first semesters, the process of adapting to undergraduate teaching becomes a great challenge for many and it is possible that the use of this technology can make this process increasingly easier. As an example, we have intelligent tutoring systems that use AI algorithms to assess student performance and provide personalized and adapted feedback in real time. From this perspective, this work aims to carry out a narrative review of the literature to identify possibilities and challenges in the use of ChatGPT in the teaching and learning process of different areas and disciplines during the Computer Science course and topics related to programming, in general. . To this end, related keywords will be defined in both Portuguese and English, research questions that allow the works found to be cataloged systematically and searches for works in well-known databases such as Google Scholar and ACM. The focus of the study is programming, but more general results will also be considered and related to the desired context. Finally, it is expected that this research will contribute positively to teaching and learning in the area of programming, promoting the responsible and ethical use of the tool.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36596-
dc.date.accessioned2024-07-12T11:00:49Z-
dc.date.available2024-07-12-
dc.date.available2024-07-12T11:00:49Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectChatGPTpt_BR
dc.subjectSistema de Recuperação de Informaçãopt_BR
dc.subjectInteligência Artificialpt_BR
dc.subjectProgramação de Computadorespt_BR
dc.subjectInformation Retrieval Systempt_BR
dc.subjectArtificial intelligencept_BR
dc.subjectComputer Programmingpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorVASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeChatGPT applied to programming: possibilities and challenges in the teaching and learning process in higher education.pt_BR
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Ana Carolina Chaves de. ChatGPT aplicado a programação: possibilidades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no ensino superior. 2023. 14 f. Artigo (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.pt_BR
Appears in Collections:Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo - Ciência da Computação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA CAROLINA CHAVES DE VASCONCELOS- ARTIGO CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO 2023.pdfAna Carolina Chaves de Vasconcelos - Artigo Ciência da Computação CEEI 2023471.61 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.