Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
Title: | Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. |
Other Titles: | Views on Afro-Brazilian culture in the History of education: reflections from the High School History textbook. |
???metadata.dc.creator???: | ALEIXO, Ramon Alcântara. SILVA, Wagner Tavares da. ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. |
Keywords: | Cultura afro-brasileira e História da Educação;História da Educação;Livro didático de História - Ensino Médio;Representações do negro - livro didático;Representações gráficas - negros - livros didáticos;Negros - representações em livros didáticos;Análise de livros didáticos -História;Iconografia étnica negra - livros didáticos;Afro-Brazilian Culture and History of Education;History of Education;History textbook - High School;Representations of black people - textbook;Graphic representations - black people - textbooks;Blacks - representations in textbooks;Textbook analysis - History;Black ethnic iconography - textbooks |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir. |
Keywords: | Cultura afro-brasileira e História da Educação História da Educação Livro didático de História - Ensino Médio Representações do negro - livro didático Representações gráficas - negros - livros didáticos Negros - representações em livros didáticos Análise de livros didáticos -História Iconografia étnica negra - livros didáticos Afro-Brazilian Culture and History of Education History of Education History textbook - High School Representations of black people - textbook Graphic representations - black people - textbooks Blacks - representations in textbooks Textbook analysis - History Black ethnic iconography - textbooks |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLHARES SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdf | Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008 | 265.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.