Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
Title: Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio.
Other Titles: Views on Afro-Brazilian culture in the History of education: reflections from the High School History textbook.
???metadata.dc.creator???: ALEIXO, Ramon Alcântara.
SILVA, Wagner Tavares da.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Keywords: Cultura afro-brasileira e História da Educação;História da Educação;Livro didático de História - Ensino Médio;Representações do negro - livro didático;Representações gráficas - negros - livros didáticos;Negros - representações em livros didáticos;Análise de livros didáticos -História;Iconografia étnica negra - livros didáticos;Afro-Brazilian Culture and History of Education;History of Education;History textbook - High School;Representations of black people - textbook;Graphic representations - black people - textbooks;Blacks - representations in textbooks;Textbook analysis - History;Black ethnic iconography - textbooks
Issue Date: 2008
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir.
Keywords: Cultura afro-brasileira e História da Educação
História da Educação
Livro didático de História - Ensino Médio
Representações do negro - livro didático
Representações gráficas - negros - livros didáticos
Negros - representações em livros didáticos
Análise de livros didáticos -História
Iconografia étnica negra - livros didáticos
Afro-Brazilian Culture and History of Education
History of Education
History textbook - High School
Representations of black people - textbook
Graphic representations - black people - textbooks
Blacks - representations in textbooks
Textbook analysis - History
Black ethnic iconography - textbooks
???metadata.dc.subject.cnpq???: História.
Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OLHARES SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdfOlhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008265.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.