Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objetivo analisar as representações gráficas da imagem do negro no livro didático de História do Ensino Médio, com vistas à percepção de como o negro é artisticamente representado, em quais períodos históricos aparece com mais frequência e a que atividade as ilustrações o associam. Partindo dessa premissa, objetivamos estimular o debate sobre a representação étnica através de pinturas, fotografias, charges e outras formas de expressão artística, como contribuição para que nos próximos livros didáticos produzidos sobre História do Brasil, o respeito às singularidades dos grupos étnicos transgrida aquela perspectiva quantitativista a que está relegada, chegando, dessa forma, a uma preocupação maior no que concerne a mensagem que cada gravura possa transmitir. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-09T15:04:12Z | - |
dc.date.available | 2024-07-09 | - |
dc.date.available | 2024-07-09T15:04:12Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira e História da Educação | pt_BR |
dc.subject | História da Educação | pt_BR |
dc.subject | Livro didático de História - Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Representações do negro - livro didático | pt_BR |
dc.subject | Representações gráficas - negros - livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Negros - representações em livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Análise de livros didáticos -História | pt_BR |
dc.subject | Iconografia étnica negra - livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Afro-Brazilian Culture and History of Education | pt_BR |
dc.subject | History of Education | pt_BR |
dc.subject | History textbook - High School | pt_BR |
dc.subject | Representations of black people - textbook | pt_BR |
dc.subject | Graphic representations - black people - textbooks | pt_BR |
dc.subject | Blacks - representations in textbooks | pt_BR |
dc.subject | Textbook analysis - History | pt_BR |
dc.subject | Black ethnic iconography - textbooks | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALEIXO, Ramon Alcântara. | - |
dc.creator | SILVA, Wagner Tavares da. | - |
dc.creator | ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Views on Afro-Brazilian culture in the History of education: reflections from the High School History textbook. | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALEIXO, Ramon Alcântara; SILVA, Wagner Tavares da; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36546 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 05: História da Educação: Novos Padrões de Produção da Escrita |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OLHARES SOBRE A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 5 2008.pdf | Olhares sobre a cultura afro-brasileira na História da educação: reflexões a partir do livro didático de História do Ensino Médio. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 5 2008 | 265.59 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.