Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
Title: | A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. |
Other Titles: | The importance of inclusive monitoring in higher education: a report of an experience at cdsa/ufcg. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Mylena Vicente da. SÁ, arolina Figueiredo de. |
Keywords: | Monitoria inclusiva;Ensino superior;Relato de experiência - educação inclusiva;Transtorno do Espectro Autista - TEA;Inclusão;CDSA UFCG - monitoria inclusiva;Necessidades educacionais específicas;Inclusive monitoring;University education;Experience report - inclusive education;Autism Spectrum Disorder - ASD;Inclusion;CDSA UFCG - inclusive monitoring;Specific educational needs |
Issue Date: | 2024 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia (MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação. |
Keywords: | Monitoria inclusiva Ensino superior Relato de experiência - educação inclusiva Transtorno do Espectro Autista - TEA Inclusão CDSA UFCG - monitoria inclusiva Necessidades educacionais específicas Inclusive monitoring University education Experience report - inclusive education Autism Spectrum Disorder - ASD Inclusion CDSA UFCG - inclusive monitoring Specific educational needs |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdf | A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. - Anais de Evento CDSA 2024 | 308.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.