Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O propósito deste trabalho é refletir sobre experiência no âmbito do Programa de Monitoria Inclusiva implementado no CDSA/UFCG. Promovido pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), o Programa tem a finalidade de promover a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE) no ambiente acadêmico (UFCG, 2022). A discussão apresenta a perspectiva de uma monitora e de sua orientadora sobre a vivência da monitoria inclusiva de um discente diagnosticado com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A percepção do estudante sobre o Programa também é descrita e analisada. Como fundamentação teórica, são mapeados trabalhos acerca da Monitoria Inclusiva na Universidade (CASTOLDI, et al, 2023; SANTOS, 2024), bem como são discutidos conceitos basilares sobre a temática (LIBERALESSO; LACERDA, 2020; CAMARGO, 2009). Destacam-se as leis que asseguram os direitos das pessoas com deficiência em nosso país (BRASIL, 1988; 1996; 2009), bem como problematizam-se relatos de exclusão de pessoas no espectro do autismo em Instituições do Ensino Superior. Adotando abordagem qualitativa quanto a metodologia (MORESI, 2023), é assumida perspectiva democrática e inclusiva quanto a mediação pedagógica do trabalho pedagógico. Apresenta-se a cronologia das atividades desenvolvidas e as particularidades que ocorreram ao longo desta monitoria inclusiva, sendo descritas as principais dificuldades enfrentadas pelo monitorando e pela monitora durante o período letivo. Quanto aos principais resultados, verificou-se a importância da atuação da Monitora Inclusiva para o bom desempenho do educando nas disciplinas matriculadas e a autonomia crescente que o mesmo desenvolveu no período. O apoio acadêmico para leitura e compreensão de textos teóricos; o suporte e ensino-aprendizagem quanto ao letramento digital; o fortalecimento da autoconfiança do monitorando, a partir da relação de companheirismo estabelecida entre Monitora e estudante acompanhado, são alguns dos aspectos relevantes alcançados. Nas considerações finais, ressalta-se a relevância do Programa de Monitoria Inclusiva para o avanço da inclusão educacional no campus do CDSA-UFCG, bem como a necessidade de sua consolidação e ampliação. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 5 | pt_BR |
dc.title | A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. | pt_BR |
dc.date.issued | 2024 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519 | - |
dc.date.accessioned | 2024-07-08T15:04:20Z | - |
dc.date.available | 2024-07-08 | - |
dc.date.available | 2024-07-08T15:04:20Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Monitoria inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Ensino superior | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência - educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtorno do Espectro Autista - TEA | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | CDSA UFCG - monitoria inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Necessidades educacionais específicas | pt_BR |
dc.subject | Inclusive monitoring | pt_BR |
dc.subject | University education | pt_BR |
dc.subject | Experience report - inclusive education | pt_BR |
dc.subject | Autism Spectrum Disorder - ASD | pt_BR |
dc.subject | Inclusion | pt_BR |
dc.subject | CDSA UFCG - inclusive monitoring | pt_BR |
dc.subject | Specific educational needs | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Mylena Vicente da. | - |
dc.creator | SÁ, arolina Figueiredo de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The importance of inclusive monitoring in higher education: a report of an experience at cdsa/ufcg. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Mylena Vicente da; SÁ, Carolina Figueiredo de. A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. In: V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA & V JORNADA CHILENA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA. 5, 2024. Anais [...] Campina Grande - PB, Universidade Estadual da Paraíba, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36519 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA INCLUSIVA NO ENSINO SUPERIOR - ANAIS DE EVENTO CDSA 2024.pdf | A importância da monitoria inclusiva no ensino superior: um relato de experiência ocorrida no cdsa/ufcg. - Anais de Evento CDSA 2024 | 308.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.