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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36375
Title: | A década de oitenta no Brasil: ingerência do Banco Mundial no Estado da Paraíba. |
Other Titles: | The eighties in Brazil: World Bank interference in the State of Paraíba. |
???metadata.dc.creator???: | OLIVEIRA, Aldeci Luiz de. |
Keywords: | Brasil - década de 1980;Banco Mundial - ingerência na paraíba;Programa de Ações Sócio-Educativas e Culturais para Populações Carentes em Meio Urbano - PRODASEC;PRODASEC - Campina Grande - PB;Democracia educacional;Democracia social;Estudo de caso;Brazil - 1980s;World Bank - interference in Paraíba;Socio-Educational and Cultural Actions Program for Underprivileged Populations in Urban Environments - PRODASEC;PRODASEC - Campina Grande - PB;Educational democracy;Social democracy;Case study |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | OLIVEIRA, Aldeci Luiz de. A década de oitenta no Brasil: ingerência do Banco Mundial no Estado da Paraíba. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36375 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente trabalho originou-se de uma pesquisa recente realizada para o mestrado interdisciplinar em Ciências da Sociedade da UEPB. Este trabalho reconstitui a implantação do PRODASEC/Urbano em Campina Grande – Paraíba (1981 – 1983), um programa financiado pelo Banco Mundial, na década de oitenta. Naquela conjuntura, vivia-se no Brasil a crise do milagre e o crescente aumento de movimentos urbanos. A constatação de problemas na gerência do Programa e da escola, sobretudo, a manutenção da escola, após o encerramento do Programa, gerou inquietações e nos impulsionou à realização desta pesquisa. Como problema de investigação, elegemos a relação entre democracia educacional e democracia social. Definimos como objetivos: analisar relações de poder e formas de participação vigentes nas organizações do trabalho e do currículo. Para o trato metodológico, caracterizamos a pesquisa como estudo de caso, situando-o no tempo histórico da instituição. Entre outros resultados, destacamos: a transferência de procedimentos autoritários vigentes na gestão social e educacional para a instituição escolar; relações hierárquicas de poder. |
Keywords: | Brasil - década de 1980 Banco Mundial - ingerência na paraíba Programa de Ações Sócio-Educativas e Culturais para Populações Carentes em Meio Urbano - PRODASEC PRODASEC - Campina Grande - PB Democracia educacional Democracia social Estudo de caso Brazil - 1980s World Bank - interference in Paraíba Socio-Educational and Cultural Actions Program for Underprivileged Populations in Urban Environments - PRODASEC PRODASEC - Campina Grande - PB Educational democracy Social democracy Case study |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36375 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. |
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A DÉCADA DE OITENTA NO BRASIL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2008.pdf | A década de oitenta no Brasil: ingerência do Banco Mundial no Estado da Paraíba. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 2 2008 | 240.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
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