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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372
Title: | A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade |
Other Titles: | The child and the socio-cultural environment: multiple relationships and identity constitution |
???metadata.dc.creator???: | QUERINO, Anmaina Andriola. |
Keywords: | Identidade da criança;Criança e identidade;Direitos da criança;Meio social - crianças;Criança e escola;Criança e adultos;Família e crianças;Criança e sociedade;Child's identity;Child and identity;Children's rights;Social environment - children;Child and school;Child and adults;Family and children;Child and society |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | QUERINO, Anmaina Andriola. A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. In: I Colóquio Internacional de História. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A defesa dos direitos da criança e do adolescente tem sido frequentemente discutida em nossa sociedade, prioritariamente no ensejo das políticas públicas e nas conferências que tratam deste assunto. Mas, como lembra Szymanski (2005) nem sempre a individualidade da criança foi respeitada e muito tempo se passou em que ela era vista como um brinquedo para divertir os adultos ou ainda mero objeto sexual. Ao analisar a história da política da criança e do adolescente nos deparamos com situações de trabalho infantil, inserção precoce no universo adulto e práticas de infanticídio. Somente com as mudanças culturais ocorridas pelo crescimento da vida urbana a partir do século XV é que a criança passa a ser integrada na comunidade através da educação escolar e a ser tratada como indivíduo de direito, fato reforçado, no Brasil, pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 13 de julho de 1993 –lei 8.069/93- que passou a vigorar em 12 de outubro daquele mesmo ano. Cabe assim, ao Estado e a toda sociedade a preservação dos direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, e convivência familiar e comunitária (ECA, art. 4°). Este trabalho discute a identidade da criança fazendo uma apresentação sobre as singularidades dela e sua relação com a família, a escola e o meio social. |
Keywords: | Identidade da criança Criança e identidade Direitos da criança Meio social - crianças Criança e escola Criança e adultos Família e crianças Criança e sociedade Child's identity Child and identity Children's rights Social environment - children Child and school Child and adults Family and children Child and society |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. |
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A CRIANÇA E O MEIO SÓCIO-CULTURAL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2008.pdf | A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 2 2008 | 196.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
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