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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | A defesa dos direitos da criança e do adolescente tem sido frequentemente discutida em nossa sociedade, prioritariamente no ensejo das políticas públicas e nas conferências que tratam deste assunto. Mas, como lembra Szymanski (2005) nem sempre a individualidade da criança foi respeitada e muito tempo se passou em que ela era vista como um brinquedo para divertir os adultos ou ainda mero objeto sexual. Ao analisar a história da política da criança e do adolescente nos deparamos com situações de trabalho infantil, inserção precoce no universo adulto e práticas de infanticídio. Somente com as mudanças culturais ocorridas pelo crescimento da vida urbana a partir do século XV é que a criança passa a ser integrada na comunidade através da educação escolar e a ser tratada como indivíduo de direito, fato reforçado, no Brasil, pela aprovação do Estatuto da Criança e do Adolescente em 13 de julho de 1993 –lei 8.069/93- que passou a vigorar em 12 de outubro daquele mesmo ano. Cabe assim, ao Estado e a toda sociedade a preservação dos direitos à vida, saúde, alimentação, educação, esporte, lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, e convivência familiar e comunitária (ECA, art. 4°). Este trabalho discute a identidade da criança fazendo uma apresentação sobre as singularidades dela e sua relação com a família, a escola e o meio social. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.title | A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-28T13:51:37Z | - |
dc.date.available | 2024-06-28 | - |
dc.date.available | 2024-06-28T13:51:37Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Identidade da criança | pt_BR |
dc.subject | Criança e identidade | pt_BR |
dc.subject | Direitos da criança | pt_BR |
dc.subject | Meio social - crianças | pt_BR |
dc.subject | Criança e escola | pt_BR |
dc.subject | Criança e adultos | pt_BR |
dc.subject | Família e crianças | pt_BR |
dc.subject | Criança e sociedade | pt_BR |
dc.subject | Child's identity | pt_BR |
dc.subject | Child and identity | pt_BR |
dc.subject | Children's rights | pt_BR |
dc.subject | Social environment - children | pt_BR |
dc.subject | Child and school | pt_BR |
dc.subject | Child and adults | pt_BR |
dc.subject | Family and children | pt_BR |
dc.subject | Child and society | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | QUERINO, Anmaina Andriola. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The child and the socio-cultural environment: multiple relationships and identity constitution | pt_BR |
dc.identifier.citation | QUERINO, Anmaina Andriola. A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. In: I Colóquio Internacional de História. GT 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36372 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Cultura e Identidade: Perspectivas e Desafios no Campo da História. |
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A CRIANÇA E O MEIO SÓCIO-CULTURAL - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 2 2008.pdf | A criança e o meio sócio-cultural: relações múltiplas e constituição de identidade. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 2 2008 | 196.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
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