Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314
Title: | Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho |
Other Titles: | Cinema and History teaching: a reading of the film Parahyba Mulher Macho |
???metadata.dc.creator???: | AIRES, José Luciano de Queiroz. |
Keywords: | Ensino de História;Cinema e ensino de História;Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki;Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho;História da Paraíba;Historiadores e cinema;História e cinema;Cinema e História;Cinema como documento histórico;Leitura histórica de filme;Leitura cinematográfica da história;Teaching History;Cinema and History teaching;Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki;Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male;History of Paraíba;Historians and cinema;History and cinema;Cinema and History;Cinema as a historical document;Historical film reading;Cinematic reading of the story |
Issue Date: | 2008 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | AIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Os documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras. |
Keywords: | Ensino de História Cinema e ensino de História Filme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Macho História da Paraíba Historiadores e cinema História e cinema Cinema e História Cinema como documento histórico Leitura histórica de filme Leitura cinematográfica da história Teaching History Cinema and History teaching Film Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasaki Tizuka Yamasaki - Parahyba Female Male History of Paraíba Historians and cinema History and cinema Cinema and History Cinema as a historical document Historical film reading Cinematic reading of the story |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CINEMA E ENSINO DE HISTORIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdf | Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008 | 368.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.