Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoOs documentos históricos são classificados como primários e secundários. No primeiro caso, trata-se dos documentos produzidos à época dos acontecimentos, enquanto no segundo, são produções sobre o passado, porém, feitas posteriores a esse passado. Essa classificação levou o historiador francês Marc Ferro, um dos primeiros a trabalhar História e cinema, a formular duas vias de leitura do cinema acessíveis ao historiador: a leitura histórica do filme e a leitura cinematográfica da história. A primeira corresponde à leitura do filme. Quem o fez? Como fez? Quando fez? Por que fez? A partir de que lugar fez? O que estava acontecendo quando ele foi feito? A segunda refere-se ao discurso do cinema sobre a história (aqui entendida como as experiências humanas, os fatos). Ou melhor: como os cineastas constroem representações sobre os acontecimentos históricos? Baseado nesse método é que vamos procurar interpretar o filme “Parahyba Mulher Macho”. Em primeiro lugar, vamos falar sobre a história do filme. A película foi produzida por Tizuka Yamazaki, uma das mais produtivas cineastas brasileiras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.titleCinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Machopt_BR
dc.date.issued2008-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314-
dc.date.accessioned2024-06-27T11:02:29Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2024-06-27T11:02:29Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectCinema e ensino de Históriapt_BR
dc.subjectFilme Parahyba Mulher Macho - Tizuka Yamasakipt_BR
dc.subjectTizuka Yamasaki - Parahyba Mulher Machopt_BR
dc.subjectHistória da Paraíbapt_BR
dc.subjectHistoriadores e cinemapt_BR
dc.subjectHistória e cinemapt_BR
dc.subjectCinema e Históriapt_BR
dc.subjectCinema como documento históricopt_BR
dc.subjectLeitura histórica de filmept_BR
dc.subjectLeitura cinematográfica da históriapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectCinema and History teachingpt_BR
dc.subjectFilm Parahyba Macho Woman - Tizuka Yamasakipt_BR
dc.subjectTizuka Yamasaki - Parahyba Female Malept_BR
dc.subjectHistory of Paraíbapt_BR
dc.subjectHistorians and cinemapt_BR
dc.subjectHistory and cinemapt_BR
dc.subjectCinema and Historypt_BR
dc.subjectCinema as a historical documentpt_BR
dc.subjectHistorical film readingpt_BR
dc.subjectCinematic reading of the storypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAIRES, José Luciano de Queiroz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeCinema and History teaching: a reading of the film Parahyba Mulher Machopt_BR
dc.identifier.citationAIRES, José Luciano de Queiroz. Cinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. In: I Colóquio Internacional de História. GT 01: História e Linguagens: interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36314pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 01: História e Linguagens: Interfaces com a literatura, o cinema e a fotografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CINEMA E ENSINO DE HISTORIA - ANAIS DE EVENTO I COLÓQUIO INT. DE HISTÓRIA GT 1 2008.pdfCinema e ensino de História: uma leitura do filme Parahyba Mulher Macho. - Anais de Evento I Colóquio Int. de História GT 1 2008368.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.