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Title: Narrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo.
Other Titles: Narratives of teachers from the state network of Cariri Paraibano about work, remuneration and education in contemporary capitalism.
???metadata.dc.creator???: TEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Narrativas docentes;Capitalismo e educação;Remuneração docente;Cariri Paraibano – professoras estaduais;Professoras da rede estadual - Paraíba;Mulheres e docência;Carga de trabalho – professoras;Escola Cidadã Integral Técnica – professoras;Dupla jornada de trabalho – professoras;Teaching narratives;Capitalism and education;Teaching remuneration;Cariri Paraibano – state teachers;Network teachers state - Paraíba;Women and teaching;Charge of work – teachers;Escola Cidadã Integral Technique – teachers;Double working hours - teachers
Issue Date: 24-May-2024
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: TEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes. Narrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo.. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem como objetivo compreender os mecanismos sociais que engendram a manutenção da delicada situação de sobrecarga de trabalho que se faz vivenciada pelas mulheres que exercem à docência em instituições de ensino público em tempo integral, em meio ao conturbado contexto de precarização do trabalho feminino, consequência da lógica capitalista que expropria os corpos e condições de trabalho das professoras da educação básica na contemporaneidade. A questão problema deste estudo se situa na direção de entender: como as professoras da Escola Cidadã Integral Técnica enfrentam a dupla jornada de trabalho, e como esta sobrecarga reflete na sua convivência familiar? A metodologia utilizada foi qualitativa, por se voltar para a compreensão das narrativas das professoras, apoiadas no método sócio-histórico, com a aplicação de uma pesquisa qualitativa de campo na qual as sujeitas de estudo que compunham um singular grupo focal foram efetivamente escutadas por meio da estratégia metodológica do grupo focal com base no trabalho de Leny A. Bomfim Trad. Conclui-se que a lógica capitalista explora e expropria ainda mais a mulher que atua tanto no âmbito da formalidade, no caso das professoras da Escola Cidadã Integral Técnica, e nesse ponto tem a sua força de trabalho explorada, recebendo por isso uma quantia que pode ser considerada como irrisória, mas também e sobretudo a afeta no que vem a ser a esfera privada de sua vida, na qual, esta exerce um segundo trabalho que não é propriamente remunerado pela sociedade, este que compõem a função de cuidar dos filhos e da casa.
Abstract: The general objective of this research is to understand the social mechanisms that influence the maintenance of the delicate situation experienced by women who teach in full-time public education institutions, amidst the troubled context presented by Brazilian society in the coming years. to be its contemporaneity. The problem question raised in this academic study is: How do the multiple social pressures that are inherent to the gender of educators negatively influence the full development of their professional activity. The methodology used was largely mixed, since it unifies the parameters of a bibliographical research, due to the elaboration of a theoretical framework whose development becomes crucial to situate the theme effectively developed, with the application of a field research in which the study subjects who made up a single control group were effectively heard. It is concluded that capitalist society further exploits the person of the woman who acts both within the scope of formality and at that point has her labor force exploited, but for this she receives an amount that can be considered as derisory, but also and above all the it affects what becomes the private sphere of her life in which she performs a second job that is not exactly remunerated by society, which comprises the function of caring for her children.
Keywords: Narrativas docentes
Capitalismo e educação
Remuneração docente
Cariri Paraibano – professoras estaduais
Professoras da rede estadual - Paraíba
Mulheres e docência
Carga de trabalho – professoras
Escola Cidadã Integral Técnica – professoras
Dupla jornada de trabalho – professoras
Teaching narratives
Capitalism and education
Teaching remuneration
Cariri Paraibano – state teachers
Network teachers state - Paraíba
Women and teaching
Charge of work – teachers
Escola Cidadã Integral Technique – teachers
Double working hours - teachers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227
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