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dc.creator.IDTEIXEIRA, B. M. F.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3393011045218594pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Luan Gomes dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, L. G. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2784352958535431pt_BR
dc.contributor.referee1SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.-
dc.contributor.referee1IDSANTA CRUZ, C. M. F.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9113071813441768pt_BR
dc.contributor.referee2SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2236-190Xpt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1806134985702314pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo compreender os mecanismos sociais que engendram a manutenção da delicada situação de sobrecarga de trabalho que se faz vivenciada pelas mulheres que exercem à docência em instituições de ensino público em tempo integral, em meio ao conturbado contexto de precarização do trabalho feminino, consequência da lógica capitalista que expropria os corpos e condições de trabalho das professoras da educação básica na contemporaneidade. A questão problema deste estudo se situa na direção de entender: como as professoras da Escola Cidadã Integral Técnica enfrentam a dupla jornada de trabalho, e como esta sobrecarga reflete na sua convivência familiar? A metodologia utilizada foi qualitativa, por se voltar para a compreensão das narrativas das professoras, apoiadas no método sócio-histórico, com a aplicação de uma pesquisa qualitativa de campo na qual as sujeitas de estudo que compunham um singular grupo focal foram efetivamente escutadas por meio da estratégia metodológica do grupo focal com base no trabalho de Leny A. Bomfim Trad. Conclui-se que a lógica capitalista explora e expropria ainda mais a mulher que atua tanto no âmbito da formalidade, no caso das professoras da Escola Cidadã Integral Técnica, e nesse ponto tem a sua força de trabalho explorada, recebendo por isso uma quantia que pode ser considerada como irrisória, mas também e sobretudo a afeta no que vem a ser a esfera privada de sua vida, na qual, esta exerce um segundo trabalho que não é propriamente remunerado pela sociedade, este que compõem a função de cuidar dos filhos e da casa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais.pt_BR
dc.titleNarrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo.pt_BR
dc.date.issued2024-05-24-
dc.description.abstractThe general objective of this research is to understand the social mechanisms that influence the maintenance of the delicate situation experienced by women who teach in full-time public education institutions, amidst the troubled context presented by Brazilian society in the coming years. to be its contemporaneity. The problem question raised in this academic study is: How do the multiple social pressures that are inherent to the gender of educators negatively influence the full development of their professional activity. The methodology used was largely mixed, since it unifies the parameters of a bibliographical research, due to the elaboration of a theoretical framework whose development becomes crucial to situate the theme effectively developed, with the application of a field research in which the study subjects who made up a single control group were effectively heard. It is concluded that capitalist society further exploits the person of the woman who acts both within the scope of formality and at that point has her labor force exploited, but for this she receives an amount that can be considered as derisory, but also and above all the it affects what becomes the private sphere of her life in which she performs a second job that is not exactly remunerated by society, which comprises the function of caring for her children.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227-
dc.date.accessioned2024-06-20T19:55:45Z-
dc.date.available2024-06-20-
dc.date.available2024-06-20T19:55:45Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectNarrativas docentespt_BR
dc.subjectCapitalismo e educaçãopt_BR
dc.subjectRemuneração docentept_BR
dc.subjectCariri Paraibano – professoras estaduaispt_BR
dc.subjectProfessoras da rede estadual - Paraíbapt_BR
dc.subjectMulheres e docênciapt_BR
dc.subjectCarga de trabalho – professoraspt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Técnica – professoraspt_BR
dc.subjectDupla jornada de trabalho – professoraspt_BR
dc.subjectTeaching narrativespt_BR
dc.subjectCapitalism and educationpt_BR
dc.subjectTeaching remunerationpt_BR
dc.subjectCariri Paraibano – state teacherspt_BR
dc.subjectNetwork teachers state - Paraíbapt_BR
dc.subjectWomen and teachingpt_BR
dc.subjectCharge of work – teacherspt_BR
dc.subjectEscola Cidadã Integral Technique – teacherspt_BR
dc.subjectDouble working hours - teacherspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorTEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeNarratives of teachers from the state network of Cariri Paraibano about work, remuneration and education in contemporary capitalism.pt_BR
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Bruna Mikaelly Fernandes. Narrativas de professoras da rede estadual do Cariri Paraibano sobre trabalho, remuneração e educação no capitalismo contemporâneo.. 2024. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia (Curso de Licenciatura em Ciências Sociais) - Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande - Campus Sumé - Paraíba - Brasil, 2024. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36227pt_BR
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