Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36097
Title: | A representação d’A Bela e a Fera em Cinquenta Tons de Cinza: um estudo comparado das adaptações para o cinema. |
???metadata.dc.creator???: | ANDRADE, Valéria. ALMEIDA, Leandro Sousa. |
Keywords: | Crítica de cinema;Literatura e cinema;Conto de fadas;Literatura erótica;Estudos comparados;Cinquenta Tons de Cinza - romance;A Bela e a Fera;Adaptação fílmica;Film criticism;Literature and cinema;Fairy tale;Erotic literature;Comparative studies;Fifty Shades of Gray - romance;Beauty and the Beast;Film adaptation |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa. A representação d’A Bela e a Fera em Cinquenta Tons de Cinza: um estudo comparado das adaptações para o cinema. In: VII CONEDU - Congresso Nacional de Educação - Escola em tempos de conexões. 7, 2021. Anais. Campina Grande: Realize, 2021. p. 1-22. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36097 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um estudo comparado entre a adaptação fílmica em animação do clássico conto de fadas d´A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 1991) e a versão cinematográfica do romance Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Gray, 2015). O primeiro é uma adaptação para o cinema de um conto belo e feroz criado pela escritora francesa Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, em 1740. O segundo, uma adaptação para o cinema do romance erótico que faz parte do volume um da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, criada pela escritora americana Erika Leonard James. O estudo propõe-se a elucidar a tendência da representação d’A Bela e a Fera presente nos romances contemporâneos enquanto performance na caracterização das personagens protagonistas. Por meio de uma apreciação crítica das obras, reúne-se um conjunto de referências ao clássico infantil presentes no filme erótico, sobre as quais não há indícios de que tenham sido dispostas de maneira proposital nos enquadramentos de cenas. No entanto, de maneira hipoteticamente involuntária estão presentes, constituindo-se enquanto curiosidade e elemento intrigante para os apreciadores/fãs de ambas as adaptações. O estudo conclui(u) que essas referências observadas nas obras leva(ra)m os leitores/espectadores de literatura/cinema a ampliar suas visões do romance/filme, proporcionando uma experiência de recepção estética mais significativa, isto é, agregando diálogos intertextuais, intermidiáticos e interculturais. Entre as referências bibliográficas deste ensaio estão os autores René Wellek (1994), Patrice Pavis (2008) e Linda Hutcheon (2013). |
Keywords: | Crítica de cinema Literatura e cinema Conto de fadas Literatura erótica Estudos comparados Cinquenta Tons de Cinza - romance A Bela e a Fera Adaptação fílmica Film criticism Literature and cinema Fairy tale Erotic literature Comparative studies Fifty Shades of Gray - romance Beauty and the Beast Film adaptation |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Literatura. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36097 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A REPRESENTAÇÃO D'A BELA E A FERA EM CINQUENTA TONS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf | A representação d’A Bela e a Fera em Cinquenta Tons de Cinza - Anais de Evento CDSA 2021 | 932.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.