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dc.description.resumoEste artigo tem o objetivo de apresentar os resultados de um estudo comparado entre a adaptação fílmica em animação do clássico conto de fadas d´A Bela e a Fera (Beauty and the Beast, 1991) e a versão cinematográfica do romance Cinquenta Tons de Cinza (Fifty Shades of Gray, 2015). O primeiro é uma adaptação para o cinema de um conto belo e feroz criado pela escritora francesa Jeanne-Marie Le Prince de Beaumont, em 1740. O segundo, uma adaptação para o cinema do romance erótico que faz parte do volume um da trilogia Cinquenta Tons de Cinza, criada pela escritora americana Erika Leonard James. O estudo propõe-se a elucidar a tendência da representação d’A Bela e a Fera presente nos romances contemporâneos enquanto performance na caracterização das personagens protagonistas. Por meio de uma apreciação crítica das obras, reúne-se um conjunto de referências ao clássico infantil presentes no filme erótico, sobre as quais não há indícios de que tenham sido dispostas de maneira proposital nos enquadramentos de cenas. No entanto, de maneira hipoteticamente involuntária estão presentes, constituindo-se enquanto curiosidade e elemento intrigante para os apreciadores/fãs de ambas as adaptações. O estudo conclui(u) que essas referências observadas nas obras leva(ra)m os leitores/espectadores de literatura/cinema a ampliar suas visões do romance/filme, proporcionando uma experiência de recepção estética mais significativa, isto é, agregando diálogos intertextuais, intermidiáticos e interculturais. Entre as referências bibliográficas deste ensaio estão os autores René Wellek (1994), Patrice Pavis (2008) e Linda Hutcheon (2013).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLiteratura.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleA representação d’A Bela e a Fera em Cinquenta Tons de Cinza: um estudo comparado das adaptações para o cinema.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36097-
dc.date.accessioned2024-06-13T20:05:52Z-
dc.date.available2024-06-13-
dc.date.available2024-06-13T20:05:52Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectCrítica de cinemapt_BR
dc.subjectLiteratura e cinemapt_BR
dc.subjectConto de fadaspt_BR
dc.subjectLiteratura eróticapt_BR
dc.subjectEstudos comparadospt_BR
dc.subjectCinquenta Tons de Cinza - romancept_BR
dc.subjectA Bela e a Ferapt_BR
dc.subjectAdaptação fílmicapt_BR
dc.subjectFilm criticismpt_BR
dc.subjectLiterature and cinemapt_BR
dc.subjectFairy talept_BR
dc.subjectErotic literaturept_BR
dc.subjectComparative studiespt_BR
dc.subjectFifty Shades of Gray - romancept_BR
dc.subjectBeauty and the Beastpt_BR
dc.subjectFilm adaptationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorANDRADE, Valéria.-
dc.creatorALMEIDA, Leandro Sousa.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationANDRADE, Valéria; ALMEIDA, Leandro Sousa. A representação d’A Bela e a Fera em Cinquenta Tons de Cinza: um estudo comparado das adaptações para o cinema. In: VII CONEDU - Congresso Nacional de Educação - Escola em tempos de conexões. 7, 2021. Anais. Campina Grande: Realize, 2021. p. 1-22. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36097pt_BR
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A REPRESENTAÇÃO D'A BELA E A FERA EM CINQUENTA TONS - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf A representação d’A Bela e a Fera em Cinquenta Tons de Cinza - Anais de Evento CDSA 2021932.83 kBAdobe PDFView/Open


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