Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
Title: | Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. |
Other Titles: | Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
Keywords: | Formação docente - Matemática;Professores de Matemática;Saberes docentes - Matemática;Práticas de sala de aula;Estudo de caso;Teacher training - Mathematics;Mathematics Teachers;Teaching knowledge - Mathematics;Classroom practices;Case study |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores. |
Keywords: | Formação docente - Matemática Professores de Matemática Saberes docentes - Matemática Práticas de sala de aula Estudo de caso Teacher training - Mathematics Mathematics Teachers Teaching knowledge - Mathematics Classroom practices Case study |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO INICIAL O PROFESSOR DE MATEMÁTICA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2011.pdf | Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. - Anais de Evento CDSA 2011 | 72.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.