Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue15pt_BR
dc.titleFormação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008-
dc.date.accessioned2024-06-11T12:45:24Z-
dc.date.available2024-06-11-
dc.date.available2024-06-11T12:45:24Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectFormação docente - Matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemáticapt_BR
dc.subjectSaberes docentes - Matemáticapt_BR
dc.subjectPráticas de sala de aulapt_BR
dc.subjectEstudo de casopt_BR
dc.subjectTeacher training - Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics Teacherspt_BR
dc.subjectTeaching knowledge - Mathematicspt_BR
dc.subjectClassroom practicespt_BR
dc.subjectCase studypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO INICIAL O PROFESSOR DE MATEMÁTICA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2011.pdfFormação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. - Anais de Evento CDSA 201172.22 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.