Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta resultados de um estudo de caso, promovendo reflexões sobre processos ocorridos na formação inicial dos professores de matemática nas licenciaturas. Tais processos envolvem produção, mobilização, transmissão, assimilação e transposição de saberes docentes, por parte dos professores formadores, bem como dos futuros professores, quando alunos de seus cursos de formação. Nesse contexto procuramos explicitar o papel e o valor das disciplinas de Educação Matemática na formação dos futuros professores. A pesquisa teve como ferramentas de coleta de dados, entrevistas semi-estruturadas e observações não participantes das aulas de disciplinas do tipo: Práticas Pedagógicas para o Ensino de Matemática, ministradas a alunos de um curso de licenciatura. Pretendemos então, realizar inferências e apontar possíveis caminhos, na elucidação dos saberes mobilizados pelos docentes, em relação ao ensinoaprendizagem da matemática e como esses saberes são assimilados e transpostos na prática docente dos futuros professores. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 15 | pt_BR |
dc.title | Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-11T12:45:24Z | - |
dc.date.available | 2024-06-11 | - |
dc.date.available | 2024-06-11T12:45:24Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Formação docente - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Saberes docentes - Matemática | pt_BR |
dc.subject | Práticas de sala de aula | pt_BR |
dc.subject | Estudo de caso | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teachers | pt_BR |
dc.subject | Teaching knowledge - Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Classroom practices | pt_BR |
dc.subject | Case study | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Initial training for Mathematics teachers: the (in)visibility of teaching knowledge. | pt_BR |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Formação inicial do Professor de Matemática: a (in)visibilidade dos Saberes Docentes. In: XV EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-graduação em Educação Matemática, 15, 2011, v. 1. Campina Grande - PB. Anais [...]. Campina Grande - PB: Realize, 2011. p. 1-9. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36008 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO INICIAL O PROFESSOR DE MATEMÁTICA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2011.pdf | Formação inicial do professor de Matemática: a (in)visibilidade dos saberes docentes. - Anais de Evento CDSA 2011 | 72.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.