Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35996
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGALVÃO, K. K. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Leidiane Souza de.
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA,pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4594555008554793pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Juliana e Silva.
dc.contributor.referee1IDOLIVEIRA, J. S.pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2874345339269386pt_BR
dc.contributor.referee2Guimarães, Maria Clariça Ribeiro.
dc.contributor.referee2IDGUIMARÂES, M. C. R.pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0884893649704545pt_BR
dc.description.resumoEste de Conclusão de Curso tem como objetivo discutir acerca da precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior (IÉS) do Brasil, no período dos anos 1988 a 2000. Tomando como base o processo de mercantilização da educação superior, buscando identificar e assim problematizar os principais aspectos da precarização docente: a precarização flexível ao processo de acumulação do capital; uma crise do capital; o contexto das contrarreformas na educação das universidades públicas/privadas; seus rebatimentos para formação profissional; e organização sindical e nas mudanças dos novos elementos importantes no quadro de precariedade do trabalho apresentadas. Essas declarações históricas, se inseriram paulatinamente no bojo das reformas estruturais-econômicas e instituições-políticas. A sociedade capitalista apresenta um contexto de precarização no mundo e no trabalho, sobre as relações de trabalho, o que impacta diretamente nos processos de trabalho dos professores que estão no exercício da docência, interferindo até na formação de novos profissionais. Os desafios dos docentes na luta pela conquista, na garantia dos direitos e nas condições de trabalho. É importante ressaltar a luta dos movimentos sindicais docentes, com destaque ao Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). O interesse em estudar o tema precarização do trabalho surgiu nessa reta final de conclusão de curso com a realidade posta na forma como a estrutura de produção do modo capitalista que tem acarretado no aumento do número de instituições de ensino superior privado, ocasionando a mercantilização da educação , a falta de condições de trabalho para os profissionais da área. Para isso, é necessário utilizar mediações teórico-metodológicas, etico poltiticas técnico-operacioanais homologadas que permitam a construção de propostas diante dos desafios enfrentados no dia a dia para garantia dos direitos e descontos de precarização. O trabalho do ANDES-SN nas instituições de ensino superior é apresentado como mediador entre os docentes e os alunos, buscando garantir os direitos dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Ciências Jurídicas e Sociais - CCJSpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqServiço Socialpt_BR
dc.titlePrecarizaçâo do trabalho docente no ensino superior do Brasil dos 1988 a 2000.pt_BR
dc.date.issued2024-05-07
dc.description.abstractThis Course Completion aims to discuss the precariousness of teaching work in higher education institutions (HEIs) in Brazil, from 1988 to 2000. Taking as a basis the process of commercialization of higher education, seeking to identify and thus problematize the main aspects of precarious teaching: flexible precariousness in the process of capital accumulation; the capital crisis; the context of counter-reforms in education at public/private universities; their rebates for professional training; and union organization and changes in the new significant elements in the framework of precarious work presented. These historical manifestations are gradually inserted within the framework of structural-economic and political-institutional reforms. Capitalist society presents a context of precariousness in the world and work, on work relations, which directly impacts the work processes of teachers who are teaching, even interfering in the training of new professionals. The challenges faced by teachers in the fight for achievement, in guaranteeing rights and working conditions. It is important to highlight the struggle of teaching union movements, with emphasis on the National Union of Teachers of Higher Education Institutions (ANDES-SN). The interest in studying the issue of precarious work emerged in this final stretch of completing the course with the reality in the form of the capitalist mode of production structure, which has led to an increase in the number of private higher education institutions, causing the commodification of education , the lack of working conditions for professionals in the field. To achieve this, it is necessary to use aligned theoretical-methodological, ethical and technical-operational policies that allow the construction of proposals in the face of challenges faced on a daily basis to guarantee rights and combat precariousness. ANDES-SN's work in higher education institutions is presented as a mediator between teachers and students, seeking to guarantee student rights.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35996
dc.date.accessioned2024-06-10T19:09:17Z
dc.date.available2024-06-10
dc.date.available2024-06-10T19:09:17Z
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectDireito do trabalhopt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectPrecarização do trabalho docentept_BR
dc.subjectOrganizações sindicaispt_BR
dc.subjectMercantilização da educação superiorpt_BR
dc.subjectContrarreforma do ensino superiorpt_BR
dc.subjectLabor lawpt_BR
dc.subjectUniversity educationpt_BR
dc.subjectPrecariousness of teaching workpt_BR
dc.subjectTrade union organizationspt_BR
dc.subjectCommercialization of higher educationpt_BR
dc.subjectCounter-reform of higher educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGalvão, Kamilla Kevia da Silva.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePrecariousness of teaching work in higher education in Brazil from 1988 to 2000.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.identifier.citationGalvão, Kamilla Kevia da Silva. Precarização do trabalho docente no ensino superior do Brasil dos anos 1988 a 2000. 2024. 99fl. – Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Serviço Social). Centro de Ciências Jurídicas e Sociais, Universidade Federal de Campina Grande. – Sousa/PB – Brasil, 2024.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Bacharelado em Serviço Social - CCJS

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Kamilla Kevia da Silva Galvão Serv.Social2024Autorizado.pdfKamilla Kevia da Silva Galvão. - TCC de Serviço Social 2024.13.95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.