Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
Title: | Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. |
Other Titles: | Initial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism. |
???metadata.dc.creator???: | CAVALCANTE, José Luiz. RODRIGUES, Rochelande Felipe. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. LIMA, Anna Paula Avelar Brito. |
Keywords: | Ensino de matemática;Formação docente - matemática;Laboratório de Ensino de Matemática;Teoria antropológica do didático;Investigações matemáticas;Educação matemática;Teaching mathematics;Teacher training - mathematics;Mathematics Teaching Laboratory;Anthropological theory of didactic;Mathematical investigations;Mathematics education |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Neste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta. |
Keywords: | Ensino de matemática Formação docente - matemática Laboratório de Ensino de Matemática Teoria antropológica do didático Investigações matemáticas Educação matemática Teaching mathematics Teacher training - mathematics Mathematics Teaching Laboratory Anthropological theory of didactic Mathematical investigations Mathematics education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. Matemática. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdf | Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. - Anais de Evento CDSA 2016 | 465.99 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.