Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoNeste relato o objetivo central é apresentar reflexões sobre o potencial do Laboratório de Ensino de Matemática como espaço para formação inicial docente. A luz da Teoria Antropológica do Didático (TAD) Chevallard (2007) fazemos a análise de um conjunto de aulas que ocorreram no âmbito da Licenciatura em Matemática em uma universidade pública no Estado da Paraíba. Durante esse processo de formação os futuros professores foram convidados a refletir sobre os processos algébricos que envolvem a solução de equações lineares utilizando o método da “falsa posição”. O tema é abordado do ponto de vista histórico, numa perspectiva de investigação conforme, Mendes (2006). Os fenômenos didáticos que ocorrem nesse processo indicam conflitos na relação dos sujeitos (futuros professores) com o objeto de saber em jogo (processos de solução equações lineares). Embora, percebamos esses conflitos destacamos o potencial destas atividades no processo de formação inicial através do Laboratório de Ensino de Matemática, especialmente na possibilidade de alterar positivamente a praxeologia proposta.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.citation.issue13pt_BR
dc.titleFormação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático.pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986-
dc.date.accessioned2024-06-10T17:28:41Z-
dc.date.available2024-06-10-
dc.date.available2024-06-10T17:28:41Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectFormação docente - matemáticapt_BR
dc.subjectLaboratório de Ensino de Matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectInvestigações matemáticaspt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectTeacher training - mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics Teaching Laboratorypt_BR
dc.subjectAnthropological theory of didacticpt_BR
dc.subjectMathematical investigationspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, José Luiz.-
dc.creatorRODRIGUES, Rochelande Felipe.-
dc.creatorCAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.creatorLIMA, Anna Paula Avelar Brito.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeInitial teacher training and investigations in the mathematics teaching laboratory: a look in the light of the anthropological theory of didacticism.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, José Luiz; RODRIGUES, Rochelande Felipe; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos; LIMA, Anna Paula Avelar Brito. Formação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. In: XIII ENEM - Encontro Nacional de Educação Matemática, 13, 2016, São Paulo - SP. Anais [...] São Paulo: SBEM, 2016. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35986pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE E INVESTIGAÇÕES - ANAIS DE EVENTO CDSA 2016.pdfFormação inicial docente e investigações no laboratório de ensino de matemática: um olhar à luz da teoria antropológica do didático. - Anais de Evento CDSA 2016465.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.