Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
Title: | Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. |
Other Titles: | Financial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Aline Cordeiro. CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. |
Keywords: | Educação financeira;Formação crítica;Matemática contextualizada;Educação matemática;Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN;Financial education;Critical training;Contextualized mathematics;Mathematics education;National Curricular Parameters - PCN |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam. |
Keywords: | Educação financeira Formação crítica Matemática contextualizada Educação matemática Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN Financial education Critical training Contextualized mathematics Mathematics education National Curricular Parameters - PCN |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POTENCIALIZADORA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdf | Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. - Anais de Evento CDSA 2018 | 22.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.