Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | Este artigo partiu de um questionamento: qual a visão das professoras do Ensino Fundamental acerca da importância da Educação Financeira? Assim, surgiu a necessidade de refletir sobre o ensino dessa temática a partir de um olhar crítico, onde a Educação Financeira seria trabalhada de modo a levar os alunos a questionarem fatos do seu cotidiano. A partir da questão proposta, definimos por compreender quais as percepções das professoras acerca da importância da Educação Financeira. Utilizamos como base teórica alguns estudos com enfoque semelhante e documentos oficiais, como as Orientações Curriculares Nacionais e os PCN para o Ensino Fundamental. Fizemos uma pesquisa de campo, desenvolvida com duas professoras dos anos finais do Ensino Fundamental na cidade de Monteiro no Cariri Paraibano. Quanto aos procedimentos, a coleta de dados foi feita por meio de um questionário com dez perguntas. Buscamos mostrar que a Educação Financeira não é apenas operacional ou se limita a finanças, acreditamos que assuntos relacionados podem contribuir para uma formação matemática crítica dos alunos, onde os mesmos podem compreender as diversas questões sociais, políticas e econômicas que a permeiam. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 10 | pt_BR |
dc.title | Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-10T13:53:21Z | - |
dc.date.available | 2024-06-10 | - |
dc.date.available | 2024-06-10T13:53:21Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Formação crítica | pt_BR |
dc.subject | Matemática contextualizada | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN | pt_BR |
dc.subject | Financial education | pt_BR |
dc.subject | Critical training | pt_BR |
dc.subject | Contextualized mathematics | pt_BR |
dc.subject | Mathematics education | pt_BR |
dc.subject | National Curricular Parameters - PCN | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Aline Cordeiro. | - |
dc.creator | CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Financial education as an enabler in the contextualization of Mathematics teaching. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Aline Cordeiro; CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos. Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de matemática. In: X EPBEM - Encontro Paraibano de Educação Matemática, 10, 2018, Cajazeiras. Anais [....] Campina Grande-PB: Realize, 2018. p. 1-12. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35971 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COMO POTENCIALIZADORA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2018.pdf | Educação financeira como potencializadora na contextualização do ensino de Matemática. - Anais de Evento CDSA 2018 | 22.99 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.