Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
Title: Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.
???metadata.dc.creator???: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski.
LIMA, Aldinete Silvino de.
LIMA, Adriana de Souza.
MILANI, Raquel.
Keywords: Educação Matemática Crítica;Formação de professores - matemática;Ensino de Matemática;Professores de Matemática - formação;Educação do Campo;Cenários para a investigação;Trabalho com projetos;Critical Mathematics Education;Teacher training - mathematics;Teaching Mathematics;Mathematics Teachers - training;Countryside Education;Scenarios for the investigation;Working with projects
Issue Date: 2022
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
???metadata.dc.description.resumo???: A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos.
Keywords: Educação Matemática Crítica
Formação de professores - matemática
Ensino de Matemática
Professores de Matemática - formação
Educação do Campo
Cenários para a investigação
Trabalho com projetos
Critical Mathematics Education
Teacher training - mathematics
Teaching Mathematics
Mathematics Teachers - training
Countryside Education
Scenarios for the investigation
Working with projects
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UM CONVITE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - CAP DE LIVRO CDSA 2022.pdfUm convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. - Cap. de Livro CDSA 20222.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.