Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
Title: | Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. |
???metadata.dc.creator???: | CIVIERO, Paula Andrea Grawieski. LIMA, Aldinete Silvino de. LIMA, Adriana de Souza. MILANI, Raquel. |
Keywords: | Educação Matemática Crítica;Formação de professores - matemática;Ensino de Matemática;Professores de Matemática - formação;Educação do Campo;Cenários para a investigação;Trabalho com projetos;Critical Mathematics Education;Teacher training - mathematics;Teaching Mathematics;Mathematics Teachers - training;Countryside Education;Scenarios for the investigation;Working with projects |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos. |
Keywords: | Educação Matemática Crítica Formação de professores - matemática Ensino de Matemática Professores de Matemática - formação Educação do Campo Cenários para a investigação Trabalho com projetos Critical Mathematics Education Teacher training - mathematics Teaching Mathematics Mathematics Teachers - training Countryside Education Scenarios for the investigation Working with projects |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926 |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UM CONVITE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - CAP DE LIVRO CDSA 2022.pdf | Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. - Cap. de Livro CDSA 2022 | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.