Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-05T18:30:30Z | - |
dc.date.available | 2024-06-05 | - |
dc.date.available | 2024-06-05T18:30:30Z | - |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores - matemática | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Professores de Matemática - formação | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Cenários para a investigação | pt_BR |
dc.subject | Trabalho com projetos | pt_BR |
dc.subject | Critical Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Teacher training - mathematics | pt_BR |
dc.subject | Teaching Mathematics | pt_BR |
dc.subject | Mathematics Teachers - training | pt_BR |
dc.subject | Countryside Education | pt_BR |
dc.subject | Scenarios for the investigation | pt_BR |
dc.subject | Working with projects | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | CIVIERO, Paula Andrea Grawieski. | - |
dc.creator | LIMA, Aldinete Silvino de. | - |
dc.creator | LIMA, Adriana de Souza. | - |
dc.creator | MILANI, Raquel. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.identifier.citation | CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926 | pt_BR |
Appears in Collections: | Capítulos de Livros - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
UM CONVITE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - CAP DE LIVRO CDSA 2022.pdf | Um convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. - Cap. de Livro CDSA 2022 | 2.2 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.