Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA Educação Matemática Crítica (EMC) versa sobre diversas preocupações intrínsecas à Educação Matemática e suas interfaces com a sociedade. A formação do sujeito crítico é uma dessas preocupações que desperta questionamentos como: para quem a Educação Matemática deve estar voltada? A quem interessa que a Educação Matemática seja organizada dessa maneira? (SKOVSMOSE, 2001). Criticar é um ato político que pode possibilitar a transformação de uma determinada realidade, seja quanto ao processo de ensino e de aprendizagem da Matemática ou quanto às questões sociais. É uma maneira de ler e interpretar a realidade, elemento propulsor da ação que nos leva à reescrita do mundo em que estamos inseridos. Skovsmose (2007) considera que na Educação Matemática, a incerteza e a responsabilidade, resultam em preocupações, e que a crítica é como um convite para compartilhá-las. É possível exemplificar algumas dessas preocupações quanto aos papeis da Educação Matemática: seja sobre os obstáculos de aprendizagem, a diversidade de condições dos estudantes e professores, a relação com temas emergentes como racismo, sexismo, inclusão-exclusão, elitismo, democracia, entre outras variáveis contemporâneas. As preocupações que ora apresentamos são relatadas pelos autores dos capítulos deste livro. Este primeiro capítulo é um convite aos professores da Educação Básica e formadores de professores a se inspirarem nas experiências com cenários para investigação e trabalho com projetos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleUm convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores.pt_BR
dc.date.issued2022-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926-
dc.date.accessioned2024-06-05T18:30:30Z-
dc.date.available2024-06-05-
dc.date.available2024-06-05T18:30:30Z-
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.subjectEducação Matemática Críticapt_BR
dc.subjectFormação de professores - matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectProfessores de Matemática - formaçãopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCenários para a investigaçãopt_BR
dc.subjectTrabalho com projetospt_BR
dc.subjectCritical Mathematics Educationpt_BR
dc.subjectTeacher training - mathematicspt_BR
dc.subjectTeaching Mathematicspt_BR
dc.subjectMathematics Teachers - trainingpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectScenarios for the investigationpt_BR
dc.subjectWorking with projectspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCIVIERO, Paula Andrea Grawieski.-
dc.creatorLIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.creatorLIMA, Adriana de Souza.-
dc.creatorMILANI, Raquel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.identifier.citationCIVIERO, Paula Andrea Grawieski; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza; MILANI, Raquel. Um convite à educação matemática crítica na formação de professores. In: CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; MILANI, Raquel; LIMA, Aldinete Silvino de; LIMA, Adriana de Souza. (Org.). Educação Matemática Crítica: múltiplas possibilidades na formação de professores que ensinam MA. 1. ed. v. 23. Brasília: SBEM Nacional, 2022, p. 18-27. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35926pt_BR
Appears in Collections:Capítulos de Livros - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
UM CONVITE À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA - CAP DE LIVRO CDSA 2022.pdfUm convite à Educação Matemática Crítica na formação de professores. - Cap. de Livro CDSA 20222.2 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.