Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882
Title: | Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. |
Other Titles: | Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Camilla Marques da. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
Keywords: | Pedagogia dialógica;Dialogicidade Freireana;Educação de Jovens e Adultos;Cidadania;Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos;Dialogical pedagogy;Freirean Dialogicity;Youth and Adult Education;Citizenship;Queimadas - PB - Youth and Adult Education |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora. |
Keywords: | Pedagogia dialógica Dialogicidade Freireana Educação de Jovens e Adultos Cidadania Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos Dialogical pedagogy Freirean Dialogicity Youth and Adult Education Citizenship Queimadas - PB - Youth and Adult Education |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DIALOGICIDADE FREIREANA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2015.pdf | Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. - Anais de Eventos CDSA 2015 | 184.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.