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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | O alto índice de pessoas jovens, adultas e idosas de pouca escolarização que existe nos municípios paraibanos nos faz ver a necessidade de um fazer educativo, que mobilize os alfabetizadores para a prática em sala de aula junto a essa clientela. Nesta perspectiva, destacamos as contribuições de Paulo Freire que nos trouxe reflexões e propostas pedagógicas que enfocam a libertação dos sujeitos das estruturas de opressão, considerando-os como sujeitos históricos. Assim, é necessário que essa alfabetização faça uso de metodologias e práticas educativas que considerem o ser, a realidade e o saber dessas pessoas que trazem consigo um conhecimento vasto e diferenciado. Tais práticas não devem ser solitárias, e sim, potencializar os educandos a enxergar o mundo, trazer para a escola uma conexão direta com sua vida, sua cultura, seu trabalho e sua cidadania. Nesse sentido, objetivamos com essa pesquisa analisar as falas dos alfabetizando do programa Ler, Entender e Fazer, da cidade de Queimadas – Paraíba, com o intuito de afirmamos a relevância das experiências vividas pelos educandos numa relação que contempla o “diálogo” no processo de ensino e aprendizagem. Através das falas veiculadas neste trabalho, conclui-se que elas sinalizam poucos elementos da prática educativa proposta por Paulo Freire, mas apontam reflexões necessárias ao amadurecimento de uma educação libertadora. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. | pt_BR |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-04T11:39:58Z | - |
dc.date.available | 2024-06-04 | - |
dc.date.available | 2024-06-04T11:39:58Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia dialógica | pt_BR |
dc.subject | Dialogicidade Freireana | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Cidadania | pt_BR |
dc.subject | Queimadas - PB - Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Dialogical pedagogy | pt_BR |
dc.subject | Freirean Dialogicity | pt_BR |
dc.subject | Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.subject | Citizenship | pt_BR |
dc.subject | Queimadas - PB - Youth and Adult Education | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SILVA, Camilla Marques da. | - |
dc.creator | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Freirean dialogicity: a possible methodological approach in the read, understand and do program. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SILVA, Camilla Marques da; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. Dialogicidade Freireana: uma possível abordagem metodológica no Programa Ler, Entender e Fazer. In: II CONEDU, Congresso Nacional de Educação, 2., 2015. Anais [...] Campina Grande: Realize, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35882 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
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DIALOGICIDADE FREIREANA - ANAIS DE EVENTO CDSA 2015.pdf | Dialogicidade freireana: uma possível abordagem metodológica no programa ler, entender e fazer. - Anais de Eventos CDSA 2015 | 184.64 kB | Adobe PDF | View/Open |
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