Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879
Title: | O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. |
Other Titles: | Teaching history in the initial grades of elementary school: the methodological complexity involved in the teaching process. |
???metadata.dc.creator???: | MEDEIROS, Evelyn Lima. ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. |
Keywords: | Ensino de História;Ensino fundamental;História - ensino fundamental;Pedagogia;Teaching History;Elementary School;History - elementary education;Pedagogy |
Issue Date: | 2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento, trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez existente no aluno. |
Keywords: | Ensino de História Ensino fundamental História - ensino fundamental Pedagogia Teaching History Elementary School History - elementary education Pedagogy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf | O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. - Anais de Evento CDSA 2021 | 192.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.