Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | A disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento, trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez existente no aluno. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.title | O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. | pt_BR |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 | - |
dc.date.accessioned | 2024-06-03T19:19:14Z | - |
dc.date.available | 2024-06-03 | - |
dc.date.available | 2024-06-03T19:19:14Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | História - ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Elementary School | pt_BR |
dc.subject | History - elementary education | pt_BR |
dc.subject | Pedagogy | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MEDEIROS, Evelyn Lima. | - |
dc.creator | ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Teaching history in the initial grades of elementary school: the methodological complexity involved in the teaching process. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879 | pt_BR |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdf | O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. - Anais de Evento CDSA 2021 | 192.5 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.