Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoA disciplina de História nas séries iniciais do ensino fundamental tem passado por variadas transformações a partir do momento em que ela foi desvinculada da disciplina de Geografia, tornandose uma disciplina única e com suas características próprias. Neste sentido, o presente estudo objetiva compreender a complexidade envolvida no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de História nos anos iniciais do ensino fundamental, mediante o fato de que quem ministra tal disciplina são pedagogos e não historiadores, bem como a grande preocupação sobre a importância dos métodos de ensino em todo o campo educacional, além da História, sobretudo no ensino voltado às crianças pequenas. Mesmo assim, há pouco material que se aprofunde sobre o assunto. Portanto, torna-se de grande relevância levantar dados atualizados que demonstrem as potencialidades interativas que contribuam para a reflexão de estudantes e profissionais da educação sobre como o ensino de História nos anos iniciais do EF pode se tornar mais atrativo e significativo. No decorrer do estudo observamos que a disciplina de História tem sofrido, ao longo do tempo, inúmeras transformações, sobretudo em sua prática nos anos iniciais da educação básica, e que dentre as principais técnicas elencadas a fim de facilitar no processo de aquisição de competências históricas neste nível de ensino, destaca-se a dialogicidade em sala de aula, que poderá fomentar a ação comunicativa através do argumento, trazendo para o espaço escolar elementos próprios da memória e construtores da pretensão de validez existente no aluno.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue7pt_BR
dc.titleO ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino.pt_BR
dc.date.issued2021-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879-
dc.date.accessioned2024-06-03T19:19:14Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T19:19:14Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectHistória - ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectTeaching Historypt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectHistory - elementary educationpt_BR
dc.subjectPedagogypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMEDEIROS, Evelyn Lima.-
dc.creatorESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching history in the initial grades of elementary school: the methodological complexity involved in the teaching process.pt_BR
dc.identifier.citationMEDEIROS, Evelyn Lima; ESTRELA, Karla Alexandra Dantas Freitas. O ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. In: VII CONEDU CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7., 2021, Online. Anais [...] Online, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35879pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
O ENSINO DE HISTÓRIA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2021.pdfO ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: a complexidade metodológica envolvida no processo do ensino. - Anais de Evento CDSA 2021192.5 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.