Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853
Title: | Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. |
Other Titles: | ANPED's work on rural education and textbooks as curricular texts: a look through southern epistemologies. |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. |
Keywords: | Educação do Campo;ANPEd;Currículo;Epistemologias do sul;Countryside Education;ANPEd;Curriculum;Southern epistemologies |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA, Filipe Gervásio Pinto da. Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. In: XXII EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 22, 2014. Natal - RN. Anais [...]. GT 26 - Educação do Campo. Natal, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho é parte de um projeto de dissertação em andamento e trata do levantamento das produções científicas da ANPEd, no período de 2002-1012 em virtude da construção de um diálogo com as produções científicas da Área de Educação, focando a relação entre Educação do Campo, Currículo e LD.Este levantamento, por sua vez, atende a uma relevância acadêmica de discutir as produções científicas que tratem do objeto de uma pesquisa de Mestrado: Os Paradigmas Educacionais do Campo que balizam os Manuais dos Professores (MP) de Língua Portuguesa, História e Geografia das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD/CAMPO-2013. Este trabalho tem o seguinte problema: Como os trabalhos da ANPED, no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares? Para responder a este problema temos como objetivo: compreender como os trabalhos da ANPEd no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares. Para tanto nos utilizamos da Abordagem teórico-metodológica das Epistemologias do Sul e as categorias teóricas de: a) Educação do Campo (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2008), na qual se discutem os diferentes Paradigmas da Educação do Campoe b) Currículo (ARROYO, 2011; FREITAG; COSTA; MOTTA, 1989), na qual se discute os LD como textos curriculares. Utilizamos a Análise de Conteúdo (VALLA, 1990), via Análise Temática (BARDIN, 1977) para realizar a análise das produções científicas. |
Keywords: | Educação do Campo ANPEd Currículo Epistemologias do sul Countryside Education ANPEd Curriculum Southern epistemologies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853 |
Appears in Collections: | Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
OS TRABALHOS DA ANPED SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2014.pdf | Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. - Anais de Evento CDSA 2014 | 802.19 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.