Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoEste trabalho é parte de um projeto de dissertação em andamento e trata do levantamento das produções científicas da ANPEd, no período de 2002-1012 em virtude da construção de um diálogo com as produções científicas da Área de Educação, focando a relação entre Educação do Campo, Currículo e LD.Este levantamento, por sua vez, atende a uma relevância acadêmica de discutir as produções científicas que tratem do objeto de uma pesquisa de Mestrado: Os Paradigmas Educacionais do Campo que balizam os Manuais dos Professores (MP) de Língua Portuguesa, História e Geografia das coleções didáticas aprovadas pelo PNLD/CAMPO-2013. Este trabalho tem o seguinte problema: Como os trabalhos da ANPED, no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares? Para responder a este problema temos como objetivo: compreender como os trabalhos da ANPEd no período de 2002-2012 trazem as discussões sobre Educação do Campo e Livros Didáticos como textos curriculares. Para tanto nos utilizamos da Abordagem teórico-metodológica das Epistemologias do Sul e as categorias teóricas de: a) Educação do Campo (ARROYO; CALDART; MOLINA, 2008), na qual se discutem os diferentes Paradigmas da Educação do Campoe b) Currículo (ARROYO, 2011; FREITAG; COSTA; MOTTA, 1989), na qual se discute os LD como textos curriculares. Utilizamos a Análise de Conteúdo (VALLA, 1990), via Análise Temática (BARDIN, 1977) para realizar a análise das produções científicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue22pt_BR
dc.titleOs trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853-
dc.date.accessioned2024-06-03T10:23:09Z-
dc.date.available2024-06-03-
dc.date.available2024-06-03T10:23:09Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectANPEdpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.subjectEpistemologias do sulpt_BR
dc.subjectCountryside Educationpt_BR
dc.subjectANPEdpt_BR
dc.subjectCurriculumpt_BR
dc.subjectSouthern epistemologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeANPED's work on rural education and textbooks as curricular texts: a look through southern epistemologies.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Filipe Gervásio Pinto da. Os trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. In: XXII EPENN - ENCONTRO DE PESQUISA EDUCACIONAL DO NORTE E NORDESTE, 22, 2014. Natal - RN. Anais [...]. GT 26 - Educação do Campo. Natal, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35853pt_BR
Appears in Collections:Anais de Eventos Científicos - Artigos - CDSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
OS TRABALHOS DA ANPED SOBRE EDUCAÇÃO DO CAMPO - ANAIS DE EVENTO CDSA 2014.pdfOs trabalhos da ANPED sobre educação do campo e livros didáticos como textos curriculares: um olhar através das epistemologias do sul. - Anais de Evento CDSA 2014802.19 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.