Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520
Title: | O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. |
Other Titles: | The dialogue in the mathematics learning environments. |
???metadata.dc.creator???: | MILANI, Raquel. CIVIERO, Paula Andrea Grawieski. SOARES, Daniela Alves. LIMA, Aldinete Silvino de. |
Keywords: | Educação Matemática Crítica;Cenários para investigação;Paradigma do exercício;Ensino de matemática;Ambientes de aprendizagem - matemática;Diálogo e ensino de matemática;Critical Mathematics Education;Scenarios for investigation;Exercise paradigm;Teaching mathematics;Learning Environments - Mathematics;Dialogue and mathematics teaching |
Issue Date: | 2017 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MILANI, Raquel; CIVIERO, Paula Andrea Grawieski; SOARES, Daniela Alves; LIMA, Aldinete Silvino de. O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. Revista Paranaense de Educação Matemática. Campo Mourão, Pr, v.6, n.12, p.221-245, jul.-dez. 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O texto tem por objetivo discutir possibilidades de diálogo nas aulas de matemática nos seis ambientes de aprendizagem apresentados por Ole Skovsmose. Trata-se de uma discussão teórica sobre o diálogo à luz da Educação Matemática Crítica. No percurso metodológico utiliza-se do debate teórico sobre a Educação Matemática Crítica como campo de estudo e de pesquisa para fundamentar o conceito de diálogo e discutir os elementos que constituem os ambientes de aprendizagem no paradigma do exercício e nos cenários para investigação. O estudo indica possibilidades para que a comunicação entre professor e alunos se aproxime do diálogo no paradigma do exercício. Nos ambientes de aprendizagem enraizados no paradigma do exercício, é possível mover-se em direção ao diálogo, colocando em ação alguns atos dialógicos, de modo que a fala seja compartilhada entre professor e alunos nas aulas de matemática. Assim, o diálogo, que pressupõe a relação sociopolítica e cultural, a mutualidade e a equidade entre os atores, para além de acontecer nos cenários para investigação, pode ser iniciado em ambientes caracterizados como educação matemática tradicional. |
Abstract: | This text aims to discuss possibilities of dialogue in mathematics classes in the six learning environments presented by Ole Skovsmose. It presents a theoretical discussion about the dialogue through the lens of Critical Mathematics Education. In the demonstrated methodology, the theoretical debate on Critical Mathematics Education was adopted as a field of study and research, in order to substantiate the concept of dialogue and discuss the elements that constitute the learning environments in the exercise paradigm and the landscape of investigations. The study indicates possibilities, so that the communication between teacher and students approaches the dialogue in the exercise paradigm. In the learning environments related to the exercise paradigm, it is possible to move towards the dialogue, putting some dialogic acts into action, in a way that the talk is shared by both the teacher and the students in mathematics classes. Therefore, the dialogue, which presupposes the sociopolitical and cultural relationship, as well as mutuality and equity among actors, can be initiated beyond the landscape of investigations, and take place in the environments characterized as traditional mathematics education. |
Keywords: | Educação Matemática Crítica Cenários para investigação Paradigma do exercício Ensino de matemática Ambientes de aprendizagem - matemática Diálogo e ensino de matemática Critical Mathematics Education Scenarios for investigation Exercise paradigm Teaching mathematics Learning Environments - Mathematics Dialogue and mathematics teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35520 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O DIÁLOGO NOS AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NAS AULAS - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2017.pdf | O diálogo nos ambientes de aprendizagem nas aulas de matemática. - Artigo de Periódico CDSA 2017 | 270.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.