Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
Title: | Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. |
Other Titles: | Continuing training in Rural Education: interfaces with Agroecology and Critical Mathematics Education. |
???metadata.dc.creator???: | LIMA, Iranete Maria da Silva. CARVALHO, Cynthia Xavier de. LIMA, Aldinete Silvino de. |
Keywords: | Educação do Campo;Educação Matemática Crítica;Agroecologia e Educação do Campo;Formação continuada;Countryside Education;Critical Mathematics Education;Agroecology and Rural Education;Continuing training |
Issue Date: | 2022 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo. |
Keywords: | Educação do Campo Educação Matemática Crítica Agroecologia e Educação do Campo Formação continuada Countryside Education Critical Mathematics Education Agroecology and Rural Education Continuing training |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2022.pdf | Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. - Artigo de Periódico CDSA 2022 | 276.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.