Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O artigo traz reflexões sobre interfaces da formação continua de professores(as) em Educação do Campo com a Agroecologia e com a Educação Matemática Crítica (EMC). Para tanto, apoia-se em estudos realizados nesses domínios para apresentar duas experiências formativas vivenciadas com metodologias e públicos distintos: a primeira em uma formação em Agroecologia para professores(as) de escolas do campo no quadro da Ação Escola da Terra em Pernambuco, e a segunda em um minicurso que versou sobre os ambientes de aprendizagem, à luz da EMC, com professores(as) de escolas do campo, estudantes e pesquisadores(as), que traz reflexões sobre a experiência da professora formadora. Apresentam-se dois relatos de experiência por meio de uma análise qualitativa de dados que decorrem da interação e vivência em sala de aula. O desenvolvimento das ações evidenciou, por um lado, a relevância da relação entre os domínios de referência e, por outro, a força da formação continua de professores(as) como ato de resistência diante dos desmontes atuais das políticas públicas, notadamente, nos contextos da Educação do Campo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. | pt_BR |
dc.date.issued | 2022 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-25T18:32:06Z | - |
dc.date.available | 2024-04-25 | - |
dc.date.available | 2024-04-25T18:32:06Z | - |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.subject | Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática Crítica | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia e Educação do Campo | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.subject | Countryside Education | pt_BR |
dc.subject | Critical Mathematics Education | pt_BR |
dc.subject | Agroecology and Rural Education | pt_BR |
dc.subject | Continuing training | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LIMA, Iranete Maria da Silva. | - |
dc.creator | CARVALHO, Cynthia Xavier de. | - |
dc.creator | LIMA, Aldinete Silvino de. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Continuing training in Rural Education: interfaces with Agroecology and Critical Mathematics Education. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LIMA, Iranete Maria da Silva; CARVALHO, Cynthia Xavier de; LIMA, Aldinete Silvino de. Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. Inter-Ação, Goiânia, v.47, n.2, p.580-597, mai/ago. 2022. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35512 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigos Científicos - CDSA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FORMAÇÃO CONTINUADA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO - ARTIGO DE PERIÓDICO CDSA 2022.pdf | Formação continuada em Educação do Campo: interfaces com Agroecologia e Educação Matemática Crítica. - Artigo de Periódico CDSA 2022 | 276.45 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.