Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFREITAS, R. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1764814247757270pt_BR
dc.contributor.advisor1CAVALCANTE, José Luiz.-
dc.contributor.advisor1IDCAVALCANTE, J. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8710332691223939pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA, Diogo Cabral de.-
dc.contributor.referee1IDSOUSA, D. C.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo da pesquisa foi analisar as praxeologias matemáticas em torno do ensino de Matemática Financeira em uma Escola do Campo. Tendo como questão norteadora: ass praxeologias matemáticas para ensinar Matemática Financeira na Escola do Campo levam em consideração o contexto do Semiárido?. Para este estudo, nos limitamos à pesquisa documental sobre essas praxeologias, portanto, nosso olhar se concentrou nos documentos oficiais que norteiam o trabalho do professor. Diante disso, nosso campo de estudo foi uma Escola do Campo situada no município de Monteiro – PB. Para nossa análise, por questões de limitação do artigo, centramos na análise do tema Amortização. Por fim, fundamentados na nossa pesquisa, a obra analisada trata a Matemática Financeira como tema importante, contudo oferta um limitado contexto matemático para o trabalho com a Escola do Campo, bem como a falta de contextualização com o Semiárido. No entanto, é pertinente mencionar que o papel desempenhado pelo professor nesse processo é incisivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.subject.cnpqMatemática.pt_BR
dc.titlePraxeologias matemáticas e didáticas na escola do campo: um olhar sobre a matemática financeira.pt_BR
dc.date.issued2023-12-14-
dc.description.abstractThe purpose of the research was to analyze the mathematical praxeologies surrounding the teaching of Financial Mathematics in a Countryside School. Having as a guiding question: do mathematical praxeologies for teaching Financial Mathematics at Countryside schools take into account the context of the Semiarid region? For this study, we limited ourselves to documentar research on these praxeologies, therefore, our focus was on the official documents that guide the teacher’s work. Therefore, our field of study was a Countryside School located in the municipality of Monteiro – PB. For our analysis, due to the limitations of the article, we focused on the analysis of the Amortization theme. Finally, based on our research, the work analyzed treats Financial Mathematics as an important topic, however, it offers a limited mathematical context for the work with the Escola do Campo, as well as the lack of contextualization with the Semiarid. However, it is pertinent to mention that the role played by the teacher in this process is incisive.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404-
dc.date.accessioned2024-04-10T16:26:21Z-
dc.date.available2024-04-10-
dc.date.available2024-04-10T16:26:21Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática financeirapt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectDidática da matemáticapt_BR
dc.subjectTeoria antropológica do didáticopt_BR
dc.subjectPraxeologias matemáticaspt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectFinancial mathematicspt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectRural educationpt_BR
dc.subjectMathematics didacticspt_BR
dc.subjectAnthropological theory of didacticismpt_BR
dc.subjectMathematical praxeologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFREITAS, Rebeka Sabryna.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMathematical and didactic praxeologies in rural schools: a look at financial mathematics.pt_BR
dc.identifier.citationFREITAS, Rebeka Sabryna. Praxeologias matemáticas e didáticas na escola do campo: um olhar sobre a matemática financeira. 2023. 26f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35404pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
REBEKA SABRYNA FREITAS - TCC ARTIGOE ESP. CIENCIAS EXATAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdfRebeka Sabryna Freitas - TCC Artigo Esp. Ciências Exatas da Natureza CDSA 20232.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.