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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35386
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator.ID | NUNES, S. B. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1825400551994564 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | CABRAL FILHO, Severino. | - |
dc.contributor.advisor1ID | CABRAL FILHO, S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0895399976092394 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | SOUZA, Fabiano Badu de. | - |
dc.contributor.referee1ID | SOUZA, F. B. | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | MONTENEGRO, José Benjamim. | - |
dc.contributor.referee2ID | MONTENEGRO, J. B. | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste ensaio buscam os um diálogo interdisciplinar entre História e Artes, este último como sendo meio condutor das discussões para o Ensino de História. Propomos, subsidiar educadores na compreensão dos códigos imagéticos que são expostos nas mesmas. Tendo em vista a importância de la como recurso pedagógico e a contribuição que esta dá a identificação de elementos culturais e sociais , políticos e ideológicos. A análise desses símbolos que são convertidos em discursos que nos mostram alternativas para que possam os trabalhar em sala de aula, tanto as leis 10.639/03 e 11.645/08. Diante destes suportes utilizaremos os recursos pictográficos de Jean Baptiste Debrete Johann Moritz Rugen das mostrando propostas e possibilidades para as relações étnico-raciais . Para análise destas imagens adotamos a metodologia correlacionando-a com o método iconográfico onde utilizamos Peter Burke, Erwin Panofsky para sedimentar nossas discussões. Assim, frente a esses problemas ideológicos e etnocêntrico s buscamos por um a sociedade justa e igualitária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.title | O homem, sua pedra e o seu papel: Debret e rugendas : propostas e possibilidades para relações étnico-raciais. | pt_BR |
dc.date.issued | 2016-07 | - |
dc.description.abstract | In this essay seeks an interdisciplinary dialogue between History and Arts, the latter as a means of conducting discussions for the Teaching of History. We propose to support educators in understanding the image codes that are exposed in them. Considering its importance as a pedagogical resource and the contribution it makes to the identification of cultural and social, political and ideological elements. The analysis of these symbols that are converted into speeches that show us alternatives so that we can work with them in the classroom, both laws 10.639/03 and 11.645/08. In view of these supports, we will use the pictographic resources of Jean Baptiste Debret and Johann Moritz Rugen, showing proposals and possibilities for ethnic-racial relations. To analyze these images, we adopted the methodology correlating it with the iconographic method where we used Peter Burke, Erwin Panofsky to consolidate our discussions. Thus, faced with these ideological and ethnocentric problems, we seek a fair and egalitarian society. | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35386 | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-09T18:53:38Z | - |
dc.date.available | 2024-04-09 | - |
dc.date.available | 2024-04-09T18:53:38Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | História e arte | pt_BR |
dc.subject | Jean Baptiste Debret | pt_BR |
dc.subject | Johann Moritz Rugendas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de História | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.subject | Imagens e ensino de História | pt_BR |
dc.subject | History and art | pt_BR |
dc.subject | Jean Baptiste Debret | pt_BR |
dc.subject | Johann Moritz Rugendas | pt_BR |
dc.subject | Teaching History | pt_BR |
dc.subject | Ethnic-racial relations | pt_BR |
dc.subject | Images and History teaching | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NUNES, Sandeilson Beserra. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Man, his stone and his role: Debret and rugendas: proposals and possibilities for ethnic-racial relations. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NUNES, Sandeilson Beserra. O homem, sua pedra e o seu papel: Debret e rugendas : propostas e possibilidades para relações étnico-raciais. 2016. 14f. Trabalho de Conclusão de Curso - Artigo (Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais) - Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35386 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais - CH - Artigos |
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SANDEILSON BESERRA NUNES - TCC ESP. EDUCAÇÃO RELAÇÕES ETNICO RACIAIS CH 2016.pdf | Sandeilson Beserra Nunes - TCC Esp. Educação Relações Etnico Raciais CH 2016 | 1.44 MB | Adobe PDF | View/Open |
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