Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, P. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1GOMES, Almir Anacleto de Araújo-
dc.contributor.advisor1IDGOMES, A. A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0067521643377632pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Aldinete Silvino de.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, A. S.pt_BR
dc.contributor.referee2CAVALCANTE, Nahum Isaque dos Santos.-
dc.contributor.referee2IDCAVALCANTE, N. I. S.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo busca compreender e explicitar como o saber matemático se efetiva através de práticas contextualizadas ao semiárido em escolas do campo, mediante os estudos de vários autores que fundamentam a Educação do Campo suas peculiaridades e aplicação. Sendo assim, elencamos quais os principais fatores devem ser considerados para que os docentes desenvolvam práticas metodológicas e atividades que adentram ao ambiente social ao qual o aluno está inserido e análise das atividades do livro didático no ensino de área e perímetro utilizando medidas não convencionais para cubação de terras em turmas do 6º ano. Desse modo, entendemos a necessidade deste estudo para tornar o processo de ensino aprendizagem mais significativo ao considerar as experiências dos indivíduos envolvidos (alunos e professores) no desenvolvimento do pensamento matemático contextualizado, a fim de que os dados aqui coletados não se tornem apenas meras estatísticas, mas apontem novos caminhos que busquem solucionar de forma eficaz a efetivação de um ensino-aprendizagem mais significativo e que esteja ao alcance de todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleEnsino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático.pt_BR
dc.date.issued2023-12-11-
dc.description.abstractThe present study seeks to explain and understand how mathematical knowledge is achieved through contextualized practices to the semi-arid region in field schools. It was carried out through the studies of several authors, including Kolling, Cerioli and Caldart (2002), who underpin Field Education in its peculiarities and application. Thus, we have listed the main factors that must be considered so that teachers can develop methodological practices and activities that enter the social environment in which the student is inserted. We have also analyzed the activities for teaching area and perimeter of a textbook using unconventional measures for land cubage calculation in 6th year grade classes. Therefore, we understand the need for this study to make the teaching and learning process more meaningful by considering the experiences of the individuals involved (students and teachers) in the development of contextualized mathematical thinking, so the collected data does not become just mere statistics, but point out new paths that seek to effectively solve the implementation of more meaningful teaching and learning within everyone's reach.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319-
dc.date.accessioned2024-04-02T21:31:22Z-
dc.date.available2024-04-02-
dc.date.available2024-04-02T21:31:22Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de matemáticapt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectCariri Paraibanopt_BR
dc.subjectLivro didático de matemática – análisept_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectSaber matemáticopt_BR
dc.subjectEducação contextualizada – matemáticapt_BR
dc.subjectConvivência com o semiáridopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectCubagem de terras e ensinod e matemáticapt_BR
dc.subjectTeaching mathematicspt_BR
dc.subjectCountry schoolspt_BR
dc.subjectMathematics textbook – analysispt_BR
dc.subjectMathematics educationpt_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.subjectContextualized education – mathematicspt_BR
dc.subjectCoexistence with the semi-arid regionpt_BR
dc.subjectLand farming and teaching mathematicspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Patrícia Aparecida da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTeaching mathematics in rural schools in Cariri Paraibano: an analysis of the textbook.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Patrícia Aparecida da. Ensino de matemática em escolas do campo no Cariri Paraibano: uma análise do livro didático. 2023. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Especialização em Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2023. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35319pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para a Convivência com o Semiárido.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PATRÍCIA APARECIDA DA SILVA - ESP. CIENCIAS DA NATUREZA CDSA 2023.pdfPatrícia Aparecida da Silva - Esp. Ciências da Natureza CDSA 20231.96 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.