Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298
Title: | A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. |
Other Titles: | Cordel literature written by women as a means of consolidating transformative heritage education: obstacles and possibilities for teaching. |
???metadata.dc.creator???: | SOUZA, Beatriz Macedo de. SILVA, Anderson Ramon Milanez da. APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. |
Keywords: | Literatura de cordel e educação patrimonial;Educação patrimonial e literatura de cordel;Autoria feminina - literatura de cordel;Cordel de autoria feminina;Literatura de cordel - autoria feminina;Mulheres e literatura de cordel;Cordel literature and heritage education;Heritage education and cordel literature;Female authorship - cordel literature;Cordel by female author;Cordel literature - female authorship;Women and cordel literature |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SOUZA, Beatriz Macedo de; SILVA, Anderson Ramon Milanez da; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 16 - Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 917-924. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No corpus deste trabalho serão desenvolvidas análises acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e misógina ao longo dos séculos, e de como isto refletiu nas manifestações artísticas destas. A separação daquilo que era considerado moral, e permitido está nas bocas femininas foi além do campo oral, das contações de história, contos de encantamento, das rezas e das simpatias, das produções culturais e religiosas que ocorriam apenas no âmbito familiar, quando muito, nos terreiros, essas restrições, também atingiram a formação do sistema editorial nordestino, desde a esfera de produção até a da publicação. Considerando os avanços dos direitos civis das mulheres ao longo dos anos, e a crescente ocupação dos espaços hegemonicamente masculinos, buscamos verificar o impacto disto no ensino de literatura, e concluímos, após a coleta de depoimentos de professores (as) da rede pública que a literatura de cordel de autoria feminina não foi acessada pela esmagadora maioria dos docentes de língua portuguesa, e consequentemente, também pelos educandos, esta continua, portanto, invisível. Deste modo, se faz necessário, propor a educação patrimonial transformadora, que CHAGAS (2006) define como a necessidade do reconhecimento de seu contexto imediato, de sua localidade, indo além do patrimônio oficial, e assim, de uma concepção tradicional de identidade nacional, tendo como proposta o questionamento do que está posto como patrimônio cultural, sendo esta uma proposta libertadora para que possamos superar os paradigmas sexistas e misóginos que regem nossa sociedade como um todo. Os impasses para a efetivação da educação patrimonial transformadora tendo como meio os cordéis de autoria feminina foram pontuados com base nos postulados de Melo (2018), Santos (2009) e Flach e Behrens (2008). E a proposta político-pedagógica de estudo e performance dos cordéis nos postulados de Conceição e Gomes (2016). |
Keywords: | Literatura de cordel e educação patrimonial Educação patrimonial e literatura de cordel Autoria feminina - literatura de cordel Cordel de autoria feminina Literatura de cordel - autoria feminina Mulheres e literatura de cordel Cordel literature and heritage education Heritage education and cordel literature Female authorship - cordel literature Cordel by female author Cordel literature - female authorship Women and cordel literature |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 16: Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A LITERATURA DE CORDEL DE AUTORIA FEMININA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 16 2019.pdf | A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 16 2019 | 306.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.