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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | No corpus deste trabalho serão desenvolvidas análises acerca da condição das mulheres na sociedade patriarcal e misógina ao longo dos séculos, e de como isto refletiu nas manifestações artísticas destas. A separação daquilo que era considerado moral, e permitido está nas bocas femininas foi além do campo oral, das contações de história, contos de encantamento, das rezas e das simpatias, das produções culturais e religiosas que ocorriam apenas no âmbito familiar, quando muito, nos terreiros, essas restrições, também atingiram a formação do sistema editorial nordestino, desde a esfera de produção até a da publicação. Considerando os avanços dos direitos civis das mulheres ao longo dos anos, e a crescente ocupação dos espaços hegemonicamente masculinos, buscamos verificar o impacto disto no ensino de literatura, e concluímos, após a coleta de depoimentos de professores (as) da rede pública que a literatura de cordel de autoria feminina não foi acessada pela esmagadora maioria dos docentes de língua portuguesa, e consequentemente, também pelos educandos, esta continua, portanto, invisível. Deste modo, se faz necessário, propor a educação patrimonial transformadora, que CHAGAS (2006) define como a necessidade do reconhecimento de seu contexto imediato, de sua localidade, indo além do patrimônio oficial, e assim, de uma concepção tradicional de identidade nacional, tendo como proposta o questionamento do que está posto como patrimônio cultural, sendo esta uma proposta libertadora para que possamos superar os paradigmas sexistas e misóginos que regem nossa sociedade como um todo. Os impasses para a efetivação da educação patrimonial transformadora tendo como meio os cordéis de autoria feminina foram pontuados com base nos postulados de Melo (2018), Santos (2009) e Flach e Behrens (2008). E a proposta político-pedagógica de estudo e performance dos cordéis nos postulados de Conceição e Gomes (2016). | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298 | - |
dc.date.accessioned | 2024-04-02T15:39:26Z | - |
dc.date.available | 2024-04-02T15:39:26Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel e educação patrimonial | pt_BR |
dc.subject | Educação patrimonial e literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Autoria feminina - literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Cordel de autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | Literatura de cordel - autoria feminina | pt_BR |
dc.subject | Mulheres e literatura de cordel | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature and heritage education | pt_BR |
dc.subject | Heritage education and cordel literature | pt_BR |
dc.subject | Female authorship - cordel literature | pt_BR |
dc.subject | Cordel by female author | pt_BR |
dc.subject | Cordel literature - female authorship | pt_BR |
dc.subject | Women and cordel literature | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | SOUZA, Beatriz Macedo de. | - |
dc.creator | SILVA, Anderson Ramon Milanez da. | - |
dc.creator | APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Cordel literature written by women as a means of consolidating transformative heritage education: obstacles and possibilities for teaching. | pt_BR |
dc.identifier.citation | SOUZA, Beatriz Macedo de; SILVA, Anderson Ramon Milanez da; APOLINÁRIO, Juciene Ricarte. A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 16 - Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 917-924. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35298 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 16: Patrimônio Cultural e Educação Patrimonial: Diferentes Fontes Históricas e Diálogos Interdisciplinares. |
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A LITERATURA DE CORDEL DE AUTORIA FEMININA - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 16 2019.pdf | A literatura de cordel de autoria feminina como meio para consolidação da educação patrimonial transformadora: entraves e possibilidades para o ensino. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 16 2019 | 306.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
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