Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219
Title: | Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. |
Other Titles: | Educational practices: the school and its research sources. |
???metadata.dc.creator???: | MACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima. |
Keywords: | História cultural;Práticas educativas;Fontes históricas;Práticas escolares;Cultura escolar;Espaço escolar e cultura;Escola e pesquisa histórica cultural;Fotografias escolares;Testemunhos orais;Cultural history;Educational practices;Historical sources;School practices;School culture;School space and culture;School and cultural historical research;School photographs;Oral testimonies |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | MACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima. Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 538-547. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219 |
???metadata.dc.description.resumo???: | O referido artigo apresenta a importância da escola, enquanto objeto de pesquisa no campo da História Cultural nestas últimas décadas do século XX, trazendo a escola como espaço rico em práticas educativas que vão muito além dos conteúdos estudados em sala de aula e que se configura em um espaço produtor de cultura e não somente em lugar ao qual foi construído para um fim predestinado. Mostra que a escola não é neutra. A escola é possuidora de práticas que são constituídas por rituais, símbolos e objetos culturais, onde há uma reestruturação dos sujeitos, tornando a escola em um lugar além do visível, mas do tamanho do pensamento e é intencionalmente um lugar de cultura desenvolvido em um ambiente interativo, dinâmico e plural. Contudo diferencia os conceitos de "lugar" e "espaço". Onde o primeiro é a escola enquanto prédio físico e com sua finalidade de ensino/aprendizagem e o espaço são os "fazeres" que oferecem outra dimensão a escola, sinalizando-a como objeto de pesquisa para o historiador da cultura. Apresenta a importância das fontes como um lugar que necessita de um olhar criterioso do pesquisador, podendo ser os trabalhos realizados por alunos, fotografias e testemunhos orais coletados. Este artigo dialoga com: José D'Assunção Barros, Fabianny Silva, Antônio Torres Montenegro, Viñao Frago, Augustín Escolano, Diana Vidal, Michel de Certeau entre outros. É através destes diálogos que permitiremos ver a importância que a escola tem para a pesquisa em História Cultural e que revela um outro significado que a coloca para além da qual ela foi projetada. É sobre o espaço de produção de cultura, de memória e de História que se desenvolve este texto. Contudo trago o exemplo de práticas educativas da escola à qual leciono há mais de uma década, mostrando como a escola é um mundo plural e não um continente isolado como muitos imaginam, a partir de suas fontes que são fotografias já em mãos e em processo de análise. |
Keywords: | História cultural Práticas educativas Fontes históricas Práticas escolares Cultura escolar Espaço escolar e cultura Escola e pesquisa histórica cultural Fotografias escolares Testemunhos orais Cultural history Educational practices Historical sources School practices School culture School space and culture School and cultural historical research School photographs Oral testimonies |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS EDUCATIVAS - A ESCOLA E SUAS FONTES - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdf | Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019 | 368.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.