Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoO referido artigo apresenta a importância da escola, enquanto objeto de pesquisa no campo da História Cultural nestas últimas décadas do século XX, trazendo a escola como espaço rico em práticas educativas que vão muito além dos conteúdos estudados em sala de aula e que se configura em um espaço produtor de cultura e não somente em lugar ao qual foi construído para um fim predestinado. Mostra que a escola não é neutra. A escola é possuidora de práticas que são constituídas por rituais, símbolos e objetos culturais, onde há uma reestruturação dos sujeitos, tornando a escola em um lugar além do visível, mas do tamanho do pensamento e é intencionalmente um lugar de cultura desenvolvido em um ambiente interativo, dinâmico e plural. Contudo diferencia os conceitos de "lugar" e "espaço". Onde o primeiro é a escola enquanto prédio físico e com sua finalidade de ensino/aprendizagem e o espaço são os "fazeres" que oferecem outra dimensão a escola, sinalizando-a como objeto de pesquisa para o historiador da cultura. Apresenta a importância das fontes como um lugar que necessita de um olhar criterioso do pesquisador, podendo ser os trabalhos realizados por alunos, fotografias e testemunhos orais coletados. Este artigo dialoga com: José D'Assunção Barros, Fabianny Silva, Antônio Torres Montenegro, Viñao Frago, Augustín Escolano, Diana Vidal, Michel de Certeau entre outros. É através destes diálogos que permitiremos ver a importância que a escola tem para a pesquisa em História Cultural e que revela um outro significado que a coloca para além da qual ela foi projetada. É sobre o espaço de produção de cultura, de memória e de História que se desenvolve este texto. Contudo trago o exemplo de práticas educativas da escola à qual leciono há mais de uma década, mostrando como a escola é um mundo plural e não um continente isolado como muitos imaginam, a partir de suas fontes que são fotografias já em mãos e em processo de análise.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.titlePráticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219-
dc.date.accessioned2024-03-25T18:28:23Z-
dc.date.available2024-03-25-
dc.date.available2024-03-25T18:28:23Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectHistória culturalpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.subjectFontes históricaspt_BR
dc.subjectPráticas escolarespt_BR
dc.subjectCultura escolarpt_BR
dc.subjectEspaço escolar e culturapt_BR
dc.subjectEscola e pesquisa histórica culturalpt_BR
dc.subjectFotografias escolarespt_BR
dc.subjectTestemunhos oraispt_BR
dc.subjectCultural historypt_BR
dc.subjectEducational practicespt_BR
dc.subjectHistorical sourcespt_BR
dc.subjectSchool practicespt_BR
dc.subjectSchool culturept_BR
dc.subjectSchool space and culturept_BR
dc.subjectSchool and cultural historical researchpt_BR
dc.subjectSchool photographspt_BR
dc.subjectOral testimoniespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEducational practices: the school and its research sources.pt_BR
dc.identifier.citationMACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima. Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 538-547. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PRÁTICAS EDUCATIVAS - A ESCOLA E SUAS FONTES - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdfPráticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019368.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.