Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.description.resumo | O referido artigo apresenta a importância da escola, enquanto objeto de pesquisa no campo da História Cultural nestas últimas décadas do século XX, trazendo a escola como espaço rico em práticas educativas que vão muito além dos conteúdos estudados em sala de aula e que se configura em um espaço produtor de cultura e não somente em lugar ao qual foi construído para um fim predestinado. Mostra que a escola não é neutra. A escola é possuidora de práticas que são constituídas por rituais, símbolos e objetos culturais, onde há uma reestruturação dos sujeitos, tornando a escola em um lugar além do visível, mas do tamanho do pensamento e é intencionalmente um lugar de cultura desenvolvido em um ambiente interativo, dinâmico e plural. Contudo diferencia os conceitos de "lugar" e "espaço". Onde o primeiro é a escola enquanto prédio físico e com sua finalidade de ensino/aprendizagem e o espaço são os "fazeres" que oferecem outra dimensão a escola, sinalizando-a como objeto de pesquisa para o historiador da cultura. Apresenta a importância das fontes como um lugar que necessita de um olhar criterioso do pesquisador, podendo ser os trabalhos realizados por alunos, fotografias e testemunhos orais coletados. Este artigo dialoga com: José D'Assunção Barros, Fabianny Silva, Antônio Torres Montenegro, Viñao Frago, Augustín Escolano, Diana Vidal, Michel de Certeau entre outros. É através destes diálogos que permitiremos ver a importância que a escola tem para a pesquisa em História Cultural e que revela um outro significado que a coloca para além da qual ela foi projetada. É sobre o espaço de produção de cultura, de memória e de História que se desenvolve este texto. Contudo trago o exemplo de práticas educativas da escola à qual leciono há mais de uma década, mostrando como a escola é um mundo plural e não um continente isolado como muitos imaginam, a partir de suas fontes que são fotografias já em mãos e em processo de análise. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação. | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-25T18:28:23Z | - |
dc.date.available | 2024-03-25 | - |
dc.date.available | 2024-03-25T18:28:23Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | História cultural | pt_BR |
dc.subject | Práticas educativas | pt_BR |
dc.subject | Fontes históricas | pt_BR |
dc.subject | Práticas escolares | pt_BR |
dc.subject | Cultura escolar | pt_BR |
dc.subject | Espaço escolar e cultura | pt_BR |
dc.subject | Escola e pesquisa histórica cultural | pt_BR |
dc.subject | Fotografias escolares | pt_BR |
dc.subject | Testemunhos orais | pt_BR |
dc.subject | Cultural history | pt_BR |
dc.subject | Educational practices | pt_BR |
dc.subject | Historical sources | pt_BR |
dc.subject | School practices | pt_BR |
dc.subject | School culture | pt_BR |
dc.subject | School space and culture | pt_BR |
dc.subject | School and cultural historical research | pt_BR |
dc.subject | School photographs | pt_BR |
dc.subject | Oral testimonies | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | MACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Educational practices: the school and its research sources. | pt_BR |
dc.identifier.citation | MACIEL, Patrizzia Rivelli de Miranda Lima. Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 09 - História Cultural das Práticas Educativas. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 538-547. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35219 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 09: História Cultural das Práticas Educativas. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
PRÁTICAS EDUCATIVAS - A ESCOLA E SUAS FONTES - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 9 2019.pdf | Práticas educativas: a escola e suas fontes de pesquisa. - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 9 2019 | 368.49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.