Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169
Title: | Cinema e loucura: arte de uma representação. |
Other Titles: | Cinema and madness: art of representation. |
???metadata.dc.creator???: | NERYS, Ronaldo José da Silva. |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | LIMA, Marinalva Vilar de. |
Keywords: | Cinema e loucura;Cinema e História;Filmes - aspectos técnicos;Bicho de sete cabeças - filme;Cinema brasileiro;Loucura e cinema;Representações - filmes;Cinema and madness;Cinema and History;Films - technical aspects;Seven-Headed Beast - film;Brazilian cinema;Madness and cinema;Representations - films |
Issue Date: | 2006 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | NERYS, Ronaldo José da Silva. Cinema e loucura: arte de uma representação. 2006. 104f. (Monografia), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169 |
???metadata.dc.description.resumo???: | No primeiro capítulo, procuro fazer um corte epistemológico entre a loucura científica e a cultural, para me dar respaldo a falar de uma loucura eminentemente cultural, ou, mas precisamente moral. O segundo capítulo, diz respeito ao fazer cinema, a primeira parte e sobre os aspectos técnicos - mas nem tanto -, onde discorro sobre as possibilidades de articuladores entre o que se quer produzir e as ferramentas, da linguagem cinematográfica, que podem ajudar na concretização conceitual da obra fílmica; a segunda parte, trata dos aspectos representacionais, da apropriação pela arte de um cotidiano ordinário, e que através dos aspectos técnicos, podem ser usados nos filmes; o terceiro capítulo e a análise e interpretação do filme observado, onde procuro esmiuçar os sentidos e significações do discurso fílmico e sua interdiscursividade, mostrando que na construção artística do filme, usou-se do non sense, para revelar os meandros de um discurso de intolerância e de cunho moral psiquiátrico, dentro de um cotidiano ordinário socialmente determinado, e que critica esta sociedade, com um discurso fílmico antipsiquiátrico; a última parte e uma conclusão, que não procura fechar a questão, uma vez que, as verdades, estão em todas as partes, e em todos os lugares. |
Keywords: | Cinema e loucura Cinema e História Filmes - aspectos técnicos Bicho de sete cabeças - filme Cinema brasileiro Loucura e cinema Representações - filmes Cinema and madness Cinema and History Films - technical aspects Seven-Headed Beast - film Brazilian cinema Madness and cinema Representations - films |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169 |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RONALDO JOSÉ DA SILVA NERYS - MONOGRAFIA ESP. HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA CH 2006..pdf | Ronaldo José da Silva Nerys - Monografia Esp. Historiografia e Ensino de História CH 2006 | 8.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.