Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | NERYS, R. J. S. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | LIMA, Marinalva Vilar de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | LIMA, M. V. | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1606519856715259 | pt_BR |
dc.description.resumo | No primeiro capítulo, procuro fazer um corte epistemológico entre a loucura científica e a cultural, para me dar respaldo a falar de uma loucura eminentemente cultural, ou, mas precisamente moral. O segundo capítulo, diz respeito ao fazer cinema, a primeira parte e sobre os aspectos técnicos - mas nem tanto -, onde discorro sobre as possibilidades de articuladores entre o que se quer produzir e as ferramentas, da linguagem cinematográfica, que podem ajudar na concretização conceitual da obra fílmica; a segunda parte, trata dos aspectos representacionais, da apropriação pela arte de um cotidiano ordinário, e que através dos aspectos técnicos, podem ser usados nos filmes; o terceiro capítulo e a análise e interpretação do filme observado, onde procuro esmiuçar os sentidos e significações do discurso fílmico e sua interdiscursividade, mostrando que na construção artística do filme, usou-se do non sense, para revelar os meandros de um discurso de intolerância e de cunho moral psiquiátrico, dentro de um cotidiano ordinário socialmente determinado, e que critica esta sociedade, com um discurso fílmico antipsiquiátrico; a última parte e uma conclusão, que não procura fechar a questão, uma vez que, as verdades, estão em todas as partes, e em todos os lugares. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Humanidades - CH | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História | pt_BR |
dc.title | Cinema e loucura: arte de uma representação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2006 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-21T18:59:34Z | - |
dc.date.available | 2024-03-21 | - |
dc.date.available | 2024-03-21T18:59:34Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Cinema e loucura | pt_BR |
dc.subject | Cinema e História | pt_BR |
dc.subject | Filmes - aspectos técnicos | pt_BR |
dc.subject | Bicho de sete cabeças - filme | pt_BR |
dc.subject | Cinema brasileiro | pt_BR |
dc.subject | Loucura e cinema | pt_BR |
dc.subject | Representações - filmes | pt_BR |
dc.subject | Cinema and madness | pt_BR |
dc.subject | Cinema and History | pt_BR |
dc.subject | Films - technical aspects | pt_BR |
dc.subject | Seven-Headed Beast - film | pt_BR |
dc.subject | Brazilian cinema | pt_BR |
dc.subject | Madness and cinema | pt_BR |
dc.subject | Representations - films | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | NERYS, Ronaldo José da Silva. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Cinema and madness: art of representation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | NERYS, Ronaldo José da Silva. Cinema e loucura: arte de uma representação. 2006. 104f. (Monografia), Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande – Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35169 | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Especialização em Historiografia e Ensino de História - CH - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RONALDO JOSÉ DA SILVA NERYS - MONOGRAFIA ESP. HISTORIOGRAFIA E ENSINO DE HISTÓRIA CH 2006..pdf | Ronaldo José da Silva Nerys - Monografia Esp. Historiografia e Ensino de História CH 2006 | 8.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.