Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35101
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, J. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1MELO, Antônio Antunes de.-
dc.contributor.advisor1IDMELO, A. A.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9650800811103103pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Norma Maria de Oliveira.-
dc.contributor.referee1IDLIMA, N. M. O.pt_BR
dc.contributor.referee2ABREU, Amanda Kelle Fernandes de.-
dc.contributor.referee2IDABREU, A. K. F.pt_BR
dc.description.resumoNa contemporaneidade, a formação e o desenvolvimento profissional dos professores tem sido objeto de estudo e debates de muitos pesquisadores que se propõem a investigar o campo da educação, e nestes, estão incluídas a formação e atuação dos professores da Educação de Jovens e Adultos – EJA especialmente por considerar que esta é uma modalidade de ensino que está inserida na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação, e busca atender as pessoas que não tiveram acesso à educação básica na idade apropriada, permitindo assim, recuperar o tempo perdido no campo da educação formal e na preparação para exercer sua cidadania plena. A presente pesquisa tem o propósito de levantar discussões e reflexões a cerca de concepções teóricas que propõem uma ressignificação do fazer pedagógico, pois acreditamos que a formação do professor é de suma importância na reinserção do aluno no sistema formal de ensino. Nesse sentido, nosso objetivo é conhecer a prática dos professores da Educação de Jovens e Adultos-EJA e seu currículo para reconhecer os entraves e possibilidades inerentes a essa modalidade de ensino, de forma especial relacionados à formação inicial e continuada de professores da rede municipal de Camalaú-PB. A metodologia utilizada foi do tipo descritivo-analítico com abordagem qualitativa, através de técnica de pesquisa de campo, especificamente de levantamento de dados com utilização instrumental em forma de questionário. Utilizou-se como amostragem 100% dos 05 professores da EJA. Diante dos resultados da pesquisa pude-se perceber a deficiência das práticas de ensino desenvolvidas pelos professores da Educação de Jovens e Adultos. Nesse contexto, nenhum desses profissionais possui formação específica para essa modalidade, além do mais, a desorganização e inadequação do currículo destinado a Educação de Jovens e Adultos apresenta-se fragmentado e descontextualizado da realidade dos alunos, causando desmotivação e consequentemente descontinuidade nos estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA formação e a prática da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de economia solidária no município de Camalaú-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-
dc.description.abstractIn contemporary times, the training and professional development of teachers has been the object of study and debates by many researchers who propose to investigate the field of education, and these include the training and performance of teachers in Youth and Adult Education – EJA especially considering that this is a teaching modality that is included in the Law of Guidelines and Bases for Education, and seeks to serve people who did not have access to basic education at the appropriate age, thus allowing them to make up for lost time in the field of education formal education and in preparation for exercising full citizenship. This research aims to raise discussions and reflections on theoretical concepts that propose a new meaning of pedagogical practice, as we believe that teacher training is of paramount importance in the student's reinsertion into the formal education system. In this sense, our objective is to understand the practice of Youth and Adult Education-EJA teachers and their curriculum to recognize the obstacles and possibilities inherent to this teaching modality, especially related to the initial and continued training of teachers in the municipal network of Camalaú-PB. The methodology used was descriptive-analytical with a qualitative approach, through field research techniques, specifically data collection using instrumental use in the form of a questionnaire. 100% of the 05 EJA teachers were used as a sample. Given the research results, it was possible to perceive the deficiency in the teaching practices developed by Youth and Adult Education teachers. In this context, none of these professionals have specific training for this modality, moreover, the disorganization and inadequacy of the curriculum aimed at Youth and Adult Education appears fragmented and out of context from the students' reality, causing demotivation and consequently discontinuity in studies.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35101-
dc.date.accessioned2024-03-15T22:28:15Z-
dc.date.available2024-03-15-
dc.date.available2024-03-15T22:28:15Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectCamalaú-PB - Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.subjectEconomia solidáriapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectPerspectivas e desafios - EJApt_BR
dc.subjectCamalaú-PB - Youth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Educationpt_BR
dc.subjectSolidarity economypt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectContinuing trainingpt_BR
dc.subjectPerspectives and challenges - EJApt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Janete Rodrigues da.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe formation and practice of Youth and Adult Education from a solidarity economy perspective in the municipality of Camalaú-PB.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Janete Rodrigues da. A formação e a prática da Educação de Jovens e Adultos numa perspectiva de economia solidária no município de Camalaú-PB. 2017. 40f. (Monografia), Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande – Sumé - Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35101pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Educação de Jovens e Adultos com Ênfase em Economia Solidária no Semiárido Paraibano. Polo II - Sumé - PB.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JANETE RODRIGUES DA SILVA - ESP. EJAECOSOL CDSA 2017.pdfJanete Rodrigues da Silva - TCC Esp. Ejaecosol CDSA 2017405.34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.