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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079
Title: | Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? |
Other Titles: | Oral communication “I learn about old subjects”: what do Potiguara students learn in history classes? |
???metadata.dc.creator???: | SILVA, Vânia Cristina da. BORGES, Cláudia Cristina do Lago. |
Keywords: | Educação Escolar Indígena Potiguara - Paraíba;Escolarização indígena;História indígena - Brasil;Visão indígena sobre sua história;Baía da Traição - PB - escolas indígenas;Auto representação indígena - desenhos;Representação por desenhos;Pertencimento indígena - estudantes potiguara;Grupo Abaiara - Estudos Indígenas da Paraíba;Potiguara Indigenous School Education - Paraíba;Indigenous schooling;Indigenous history - Brazil;Indigenous view of their history;Baía da Traição - PB - indigenous schools;Indigenous self-representation - drawings;Representation by drawings;Indigenous belonging - Potiguara students;Abaiara Group - Indigenous Studies of Paraíba |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | SILVA,Vânia Cristina da; BORGES, Cláudia Cristina do Lago. Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? In: III Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica - Cultura, Poder, Sociedade e Identidade. GT 02 - Os povos indígenas na História do Brasil: uma Perspectiva para o uso de Fontes no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 3º, 2019. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2019. p. 44-55. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079 |
???metadata.dc.description.resumo???: | As experiências de escolarização indígena em terras brasileiras datam do início da colonização portuguesa. De lá para cá, o objetivo do Estado tem se voltado para um mesmo projeto: converter os indígenas em fiéis da Igreja, a fim de que expandissem a fé cristã e torná-los aptos ao trabalho próprio da civilização. No sentido em que a história tradicional sempre mostrou os povos indígenas como indivíduos brutos e selvagens, faz-se necessário buscar conhecer qual é a visão dos índios sobre sua própria história. Assim o trabalho em questão trata das primeiras análises feitas pelos projetos O Ensino de História no contexto da Educação Escolar Indígena Potiguara da Paraíba-PB, produto de uma tese de doutorado em andamento pelo programa de Pós-Graduação em História da UFG e de pesquisas realizadas pelo Grupo Abaiara – Estudos Indígenas da Paraíba/UFPB. Com ações direcionadas nas escolas indígenas potiguara, da Baía da Traição/PB, a pesquisa teve como objetivo identificar como tem se efetivado a relação dos estudantes Potiguara com o Ensino de História e como eles narram e representam aquela que eles aprenderam e conhecem como sendo a história da sua comunidade. Para isso, além do levantamento bibliográfico e documental a respeito das legislações federal e estadual sobre o sistema de ensino básico, foram também aplicados questionários junto aos alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Akajutibiró, como forma de identificar a percepção que os alunos têm de sua história. Um dos pontos chaves do questionário foi a solicitação de que os alunos se representassem em forma de desenho, e os resultados têm mostrado que, ao contrário do que muito se pensa, os alunos indígenas têm sim consciência de sua pertença e de sua própria história. |
Keywords: | Educação Escolar Indígena Potiguara - Paraíba Escolarização indígena História indígena - Brasil Visão indígena sobre sua história Baía da Traição - PB - escolas indígenas Auto representação indígena - desenhos Representação por desenhos Pertencimento indígena - estudantes potiguara Grupo Abaiara - Estudos Indígenas da Paraíba Potiguara Indigenous School Education - Paraíba Indigenous schooling Indigenous history - Brazil Indigenous view of their history Baía da Traição - PB - indigenous schools Indigenous self-representation - drawings Representation by drawings Indigenous belonging - Potiguara students Abaiara Group - Indigenous Studies of Paraíba |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35079 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica. |
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EU APRENDO SOBRE ASSUNTOS ANTIGOS - III SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 2 2019.pdf | Comunicação oral “eu aprendo sobre assuntos antigos”: o que aprendem os estudantes potiguara nas aulas de história? - III Seminário Nacional Fontes Históricas GT 2 2019 | 463.02 kB | Adobe PDF | View/Open |
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