Grupo de Trabalho 02: Povos Indígenas na Hist. do Brasil: Uma Perspectiva para o Uso de Fontes no Ensino e na Pesq. Histórica. Collection home page
Professora Cláudia Cristina do Lago Borges - UFPB
Desde a carta de Pero Vaz de Caminha, considerada como o primeiro documento oficial do Brasil como terras lusitanas, que os povos indígenas são referenciados. Do ano da conquista para cá, muitos textos, obras e documentos têm sido usados como fontes para a pesquisa sobre os povos indígenas, porém, muitas têm o olhar e a versão dos conquistadores. Com a necessidade de ampliar essa discussão no campo do ensino, as fontes históricas sobre o tema acabaram sendo utilizadas também para âmbito escolar. Essa diversidade documental e novos olhares sobre a temática têm trazidos debates essenciais sobre as dinâmicas da pesquisa histórica, e impulsionado posturas diferenciadas no modo de tratar a história dos índios do Brasil na educação básica, e isto vale-se para as escolas indígenas e não indígenas. A exemplo dessas novas posturas, o campo da educação escolar indígena tem crescido de forma significativa, em especial com o aumento de indígenas ingressantes em cursos de formação superior, permitindo assim um olhar da história do Brasil a partir de seu próprio povo, e não mais exclusivamente pelo viés eurocêntrico. Deste modo, este espaço de discussão tem por objetivo proporcionar debates sobre a temática em questão, tanto no âmbito da pesquisa como na produção de trabalhos que versam a história e a cultura dos povos indígenas do Brasil no contexto da educação e da formação escolar.
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