Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042
Title: | As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). |
Other Titles: | Gender relations and the Recife cycle: the constitution of a national cinema (1925-1926). |
???metadata.dc.creator???: | ALVES, Jéssika Évelyn Leitão. GOMES, Alberon de Lemos. |
Keywords: | Gênero;Cinema nacional;Ciclo do Recife - cinema;Feminino - produção fílmica - representação;Mulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recife;História das mulheres e cinema;Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz;Gentil Roiz - Aitaré da Praia - filme;Ari Severo - A filha do advogado - filme;lha do advogado - cinema - Ari Severo;Pernambuco - Cinema;História e cinema;Gender;National cinema;Recife Cycle - cinema;Female - film production - representation;Women and Brazilian cinema - Recife cycle;Women's history and cinema;Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz;Gentil Roiz - Aitaré da Praia - film;Ari Severo - The lawyer's daughter - film;lawyer's daughter - cinema - Ari Severo;Pernambuco - Cinema;History and cinema |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ALVES, Jéssika Évelyn Leitão; GOMES, Alberon de Lemos. As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042 |
???metadata.dc.description.resumo???: | A consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades. |
Keywords: | Gênero Cinema nacional Ciclo do Recife - cinema Feminino - produção fílmica - representação Mulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recife História das mulheres e cinema Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz Gentil Roiz - Aitaré da Praia - filme Ari Severo - A filha do advogado - filme lha do advogado - cinema - Ari Severo Pernambuco - Cinema História e cinema Gender National cinema Recife Cycle - cinema Female - film production - representation Women and Brazilian cinema - Recife cycle Women's history and cinema Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz Gentil Roiz - Aitaré da Praia - film Ari Severo - The lawyer's daughter - film lawyer's daughter - cinema - Ari Severo Pernambuco - Cinema History and cinema |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O CICLO DO RECIFE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdf | As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011 | 115.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.