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DC Field | Value | Language |
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dc.description.resumo | A consolidação do cinema nacional, a partir da década de 1920, se deu com a constituição de diversos movimentos regionais, dos quais, destaco o Ciclo do Recife. Movimento esse que se inicia enquanto inspiração das narrativas norteamericanas e francesas, mas que buscou aos poucos moldar técnicas de montagem dos ditames hollywoodianos à realidade regional e que pode ser considerado, segundo FIGUEIRÔA (2000), o mais marcante dos ciclos brasileiros, pela ousadia e inovação de cerca de 30 jovens que de 1923 a 1931, produziram treze longas-metragens. Até que ponto o contexto feminino local, no determinado momento histórico, é refletido na produção fílmica de sua época? Considerando conceitos teóricos de Gênero e análise historiográfica, objetivo analisar o conteúdo das ditas obras cinematográficas a fim de identificar de que maneira o cinema atende aos reflexos culturais das comunidades a que se destina e representa. A escolha das obras fílmicas de Gentil Roiz: Aitaré da Praia (1925) e Ari Severo: A filha do advogado (1926) para abordagem teóricomedotológica, não se deu de forma aleatória. O ciclo do Recife surgiu no momento em que grande parte das películas exibidas eram americanas, de romance e aventura, caso que influenciou diretamente na produção dos filmes pernambucanos, e ambos, apesar das diferenças quanto à aproximação que realizam com a realidade local, são identificados pela presença de fortes personagens femininos. Em foco, relações de gênero que o cinema pode vir a apresentar, e a forma como este meio pode ou não modificar modelos estereotipados dos papéis exercidos por homens e mulheres em determinada sociedade, considerando que o produto de um artefato fílmico, como é caracterizado por FERRO (1992), não é criado de forma isolada; ele faz parte de um tempo, um lugar, e de uma série de indivíduos que participam dessa produção, que produz rivalidades, conflitos, e lutas de influência. Busco em meio a estes registros de um cinema ficcional, elementos que constituam espaços identificadores da realidade feminina local, que se entrelacem a lugares de memória, partindo do pressuposto de compreensões que pensem o filme de ficção como testemu de um tempo, do ambiente social que o produziu e o recebeu, relacionando análise fílmica e o entrelaçamento da história das mulheres e o cinema; tomando-se o filme enquanto uma produção impulsionada por padrões contemporâneos à sua composição e sua função na criação de modelos de sociabilidades. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.subject.cnpq | História. | pt_BR |
dc.citation.issue | 2 | pt_BR |
dc.title | As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042 | - |
dc.date.accessioned | 2024-03-12T21:16:29Z | - |
dc.date.available | 2024-03-12 | - |
dc.date.available | 2024-03-12T21:16:29Z | - |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Cinema nacional | pt_BR |
dc.subject | Ciclo do Recife - cinema | pt_BR |
dc.subject | Feminino - produção fílmica - representação | pt_BR |
dc.subject | Mulheres e cinema brasileiro - ciclo do Recife | pt_BR |
dc.subject | História das mulheres e cinema | pt_BR |
dc.subject | Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz | pt_BR |
dc.subject | Gentil Roiz - Aitaré da Praia - filme | pt_BR |
dc.subject | Ari Severo - A filha do advogado - filme | pt_BR |
dc.subject | lha do advogado - cinema - Ari Severo | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco - Cinema | pt_BR |
dc.subject | História e cinema | pt_BR |
dc.subject | Gender | pt_BR |
dc.subject | National cinema | pt_BR |
dc.subject | Recife Cycle - cinema | pt_BR |
dc.subject | Female - film production - representation | pt_BR |
dc.subject | Women and Brazilian cinema - Recife cycle | pt_BR |
dc.subject | Women's history and cinema | pt_BR |
dc.subject | Aitaré da Praia - cinema - Gentil Roiz | pt_BR |
dc.subject | Gentil Roiz - Aitaré da Praia - film | pt_BR |
dc.subject | Ari Severo - The lawyer's daughter - film | pt_BR |
dc.subject | lawyer's daughter - cinema - Ari Severo | pt_BR |
dc.subject | Pernambuco - Cinema | pt_BR |
dc.subject | History and cinema | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | ALVES, Jéssika Évelyn Leitão. | - |
dc.creator | GOMES, Alberon de Lemos. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | Gender relations and the Recife cycle: the constitution of a national cinema (1925-1926). | pt_BR |
dc.identifier.citation | ALVES, Jéssika Évelyn Leitão; GOMES, Alberon de Lemos. As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 12 - Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35042 | pt_BR |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 12: Corpos, Gêneros, Sexualidades: Identidades e Poder na Produção dos Sujeitos. |
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AS RELAÇÕES DE GÊNERO E O CICLO DO RECIFE - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 12 2011.pdf | As relações de gênero e o ciclo do Recife: a constituição de um cinema nacional (1925-1926). - II Seminário Nacional de Fontes Históricas GT 12 2011 | 115.03 kB | Adobe PDF | View/Open |
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