Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985
Title: | Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. |
Other Titles: | Overcoming media barriers: teaching African history in the seventh year of elementary school. |
???metadata.dc.creator???: | PONTES, Anna Maria de Lira. BEZERRIL, Simone da Silva. |
Keywords: | Ensino de História da África;Cultura afro-brasileira;Educação étnico-racial;Currículo - História da África;Lei 10.639/2023 - História da África;Teaching African History;Afro-Brazilian culture;Ethnic-racial education;Curriculum - African History;Law 10,639/2023 - History of Africa |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | PONTES, Anna Maria de Lira; BEZERRIL, Simone da Silva. Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de História da África no sétimo ano do ensino fundamental. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-8. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este artigo é fruto das reflexões que surgiram durante as aulas referentes ao ensino de história da África. A partir do conhecimento prévio dos alunos sobre a temática em questão, pudemos perceber como a cultura midiática está presente na formação educacional, e essa influência acaba gerando um conhecimento fragmentado, que, por sua vez, permite a constituição de um saber parcial e preconceituoso. Estamos nos referindo ao conteúdo África e todas as implicações ideológicas que o tema abordado pode causar quando os meios de comunicação se apresentam como as principais, quando não as únicas, fontes de informação. |
Keywords: | Ensino de História da África Cultura afro-brasileira Educação étnico-racial Currículo - História da África Lei 10.639/2023 - História da África Teaching African History Afro-Brazilian culture Ethnic-racial education Curriculum - African History Law 10,639/2023 - History of Africa |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34985 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ULTRAPASSANDO BARREIRAS MIDIÁTICAS - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Ultrapassando barreiras midiáticas: ensino de história da África no sétimo ano do ensino fundamental. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011 | 100.18 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.