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http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983
Title: | Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. |
Other Titles: | Pedagogies of “difference”: black identities within the constraints of Law 10.639/03. |
???metadata.dc.creator???: | BRITO, Josefa Josiana Bezerra. SILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima. |
Keywords: | Lei 10.639/2003;Identidades negras;Cultura afro-brasileira;Ensino de História da África;Currículo - História da África;Educação étnico-racial;Etnia;Law 10,639/2003;Black identities;Afro-Brazilian culture;Teaching African History;Curriculum - African History;Ethnic-racial education;Ethnicity |
Issue Date: | 2011 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | BRITO, Josefa Josiana Bezerra; SILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima. Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-17. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Atualmente o ensino básico no Brasil tem se pautado na ideia de democracia em que todos devem ter direito a ingressar na sala de aula, convivendo todas as diferenças em um mesmo espaço de aprendizagem. Diante disso, as preocupações com as questões étnicas no meio educacional e social passaram a fazer com que os dirigentes políticos voltassem seus interesses para esta problemática construindo a imagem de uma política preocupada com as diferenças sociais e definindo o papel do estado como propulsor das transformações sociais. Para tanto, estava sendo sancionada em março de 2003 a lei nº 10639/03 – MEC, a qual altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta mudança institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Sendo assim, este artigo tem como objetivo problematizar as mudanças propostas por esta determinação, analisando seus interstícios prático-discursivos no âmbito educacional, além de questionar o próprio livro didático e a atuação do professor diante desta nova determinação educacional. A importância deste debate em torno das questões étnicas no ensino fundamental e médico justifica-se, pois, nos últimos anos tem ocorrido no âmbito educacional algumas discussões sobre o currículo escolar, atestando para a ausência dos conteúdos ligados à cultura afrobrasileira e a história dos povos africanos no período anterior ao sistema escravista. Estas discussões apontam para os problemas em torno do preconceito e discriminação da cultura africana e vêm a cada ano ocupando seu espaço nos debates educacionais. Assim, nossa proposta neste debate é a de analisar como vem sendo abordadas e instrumentalizadas as questões de etnia no âmbito educacional. |
Keywords: | Lei 10.639/2003 Identidades negras Cultura afro-brasileira Ensino de História da África Currículo - História da África Educação étnico-racial Etnia Law 10,639/2003 Black identities Afro-Brazilian culture Teaching African History Curriculum - African History Ethnic-racial education Ethnicity |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. |
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PEDAGOGIAS DA DIFERENÇA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdf | Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011 | 191.08 kB | Adobe PDF | View/Open |
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