Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.description.resumoAtualmente o ensino básico no Brasil tem se pautado na ideia de democracia em que todos devem ter direito a ingressar na sala de aula, convivendo todas as diferenças em um mesmo espaço de aprendizagem. Diante disso, as preocupações com as questões étnicas no meio educacional e social passaram a fazer com que os dirigentes políticos voltassem seus interesses para esta problemática construindo a imagem de uma política preocupada com as diferenças sociais e definindo o papel do estado como propulsor das transformações sociais. Para tanto, estava sendo sancionada em março de 2003 a lei nº 10639/03 – MEC, a qual altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Esta mudança institui a obrigatoriedade do ensino de História da África e dos africanos no currículo escolar do ensino fundamental e médio. Sendo assim, este artigo tem como objetivo problematizar as mudanças propostas por esta determinação, analisando seus interstícios prático-discursivos no âmbito educacional, além de questionar o próprio livro didático e a atuação do professor diante desta nova determinação educacional. A importância deste debate em torno das questões étnicas no ensino fundamental e médico justifica-se, pois, nos últimos anos tem ocorrido no âmbito educacional algumas discussões sobre o currículo escolar, atestando para a ausência dos conteúdos ligados à cultura afrobrasileira e a história dos povos africanos no período anterior ao sistema escravista. Estas discussões apontam para os problemas em torno do preconceito e discriminação da cultura africana e vêm a cada ano ocupando seu espaço nos debates educacionais. Assim, nossa proposta neste debate é a de analisar como vem sendo abordadas e instrumentalizadas as questões de etnia no âmbito educacional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistória.pt_BR
dc.citation.issue2pt_BR
dc.titlePedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03.pt_BR
dc.date.issued2011-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983-
dc.date.accessioned2024-03-07T22:58:48Z-
dc.date.available2024-03-07-
dc.date.available2024-03-07T22:58:48Z-
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.subjectLei 10.639/2003pt_BR
dc.subjectIdentidades negraspt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectEnsino de História da Áfricapt_BR
dc.subjectCurrículo - História da Áfricapt_BR
dc.subjectEducação étnico-racialpt_BR
dc.subjectEtniapt_BR
dc.subjectLaw 10,639/2003pt_BR
dc.subjectBlack identitiespt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian culturept_BR
dc.subjectTeaching African Historypt_BR
dc.subjectCurriculum - African Historypt_BR
dc.subjectEthnic-racial educationpt_BR
dc.subjectEthnicitypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBRITO, Josefa Josiana Bezerra.-
dc.creatorSILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePedagogies of “difference”: black identities within the constraints of Law 10.639/03.pt_BR
dc.identifier.citationBRITO, Josefa Josiana Bezerra; SILVA, Maria Lúcia Maciel de Lima. Pedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. In: II Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura. GT 10 - Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2011. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2011. p. 1-17. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34983pt_BR
Appears in Collections:Grupo de Trabalho 10: Identidade e Diferença: Escriturando Paisagens no Ensino e na Pesquisa Histórica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PEDAGOGIAS DA DIFERENÇA - II SEMINÁRIO NACIONAL DE FONTES HISTÓRICAS GT 10 2011.pdfPedagogias da “diferença”: as identidades negras nas amarras da Lei 10.639/03. - II Seminário Nacional Fontes Históricas GT 10 2011191.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.