Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704
Title: | O cinema na sala de aula: Hans Staden e a antropofagia no Brasil colônia. |
Other Titles: | Cinema in the classroom: Hans Staden and anthropophagy in colonial Brazil. |
???metadata.dc.creator???: | ARAÚJO, Naiara Leonardo. NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. |
Keywords: | Hans Staden - filme;Cinema e educação;Cinema como recurso didático;Ensino de História;Brasil colônia;Antropofagia - Brasil colônia;Filme como recurso didático;Cinema na sala de aula;Narrativa cinematográfica;Hans Staden - film;Cinema and education;Cinema as a teaching resource;Teaching History;colonial Brazil;Anthropophagy - Colonial Brazil;Film as a teaching resource;Cinema in the classroom;Cinematic narrative |
Issue Date: | 2009 |
Publisher: | Universidade Federal de Campina Grande |
Citation: | ARAÚJO, Naiara Leonardo; NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes do. O cinema na sala de aula: hans staden e a antropofagia no Brasil Colônia. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-11. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704 |
???metadata.dc.description.resumo???: | Nesta pesquisa buscamos investigar novas metodológicas para trabalhar em sala de aula a questão da antropofagia no período do Brasil Colônia a partir do filme Hans Staden. Atualmente, observamos o crescimento de pesquisas direcionadas para o ensino de História, especialmente, o uso das tecnologias na perspectiva de uma aprendizagem significativa. A análise de filmes nas aulas de História possibilitará uma reflexão coletiva sobre a narrativa cinematográfica suas contradições, anacronismos, continuidades e descontinuidades com o discurso historiográfico. Também permitirá que o aluno (a) vivencie outras formas de conhecer, interpretar e sentir a História. Nesse sentido, compreendemos que trabalhar com o cinema no cotidiano escolar significa ampliar a variedade de linguagens que podem permitir a abertura de caminhos para o estudo da História. Para fundamentar nossas reflexões nos aproximamos de alguns autores, a exemplo de Marcos Napolitano, Marc Ferro, Circe Maria Fernandes Bittencourt, dentre outros que compartilham das novas abordagens sobre a relação história e cinema. |
Keywords: | Hans Staden - filme Cinema e educação Cinema como recurso didático Ensino de História Brasil colônia Antropofagia - Brasil colônia Filme como recurso didático Cinema na sala de aula Narrativa cinematográfica Hans Staden - film Cinema and education Cinema as a teaching resource Teaching History colonial Brazil Anthropophagy - Colonial Brazil Film as a teaching resource Cinema in the classroom Cinematic narrative |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | História. Educação. |
URI: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34704 |
Appears in Collections: | Grupo de Trabalho 25: O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O CINEMA NA SALA DE AULA - I SEMINÁRIO NACIONAL FONTES HISTÓRICAS GT 25 2009.pdf | O cinema na sala de aula: Hans Staden e a antropofagia no Brasil colônia. - I Seminário Nacional Fontes Históricas GT 25 2009 | 116.65 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.